18 fevereiro, 2019
Comentários

Quatis está perto de alcançar meta de vacinação contra febre amarela

         Apesar das amplas campanhas de vacinação contra a febre amarela realizada em 2017 e 2018 nas unidades de saúde do Município, incluindo as imunizações promovidas de forma volante na zona rural, a cidade de Quatis ainda está a nove por cento de alcançar a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, ou seja, 95 por cento do público-alvo. Isso significa que até a semana passada, 86 por cento do segmento de pessoas indicadas para receber as doses do medicamento tinham comparecido às postos médicos da rede pública.

Diante dessa constatação, a Secretaria Municipal de Saúde reforçou nesta segunda-feira o chamado à população para que compareça imediatamente à unidade de saúde mais próxima. Em Quatis, a vacina contra a febre amarela está sendo aplicada a partir das 9 horas, nas seguintes unidades de saúde: Clínica da Família (segunda-feira), Casa da Criança (terça-feira), posto de saúde do Mirandópolis (quarta-feira), posto de saúde do Jardim Independência (quinta-feira) e posto de saúde do Jardim Pollastri (sexta-feira).

Com relação aos moradores ainda não imunizados nos distritos de São Joaquim e Falcão, ambos na zona rural, eles devem se dirigir aos respectivos postos médicos para agendar a vacinação, em data a ser anunciada amplamente pela Secretaria Municipal de Saúde, nestas próprias unidades.

A Secretaria de Saúde do Município lembra ainda que devem receber a dose do medicamento todas as pessoas na faixa etária de nove meses aos 59 anos de idade. A única dose da vacina deixa a pessoa imunizada pelo resto da vida, de acordo com as autoridades sanitárias do Ministério da Saúde. Os sintomas principais da doença são os seguintes: febre, dores de cabeça, náuseas, vômitos, calafrios e hemorragias, entre outros. A febre amarela urbana é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti e pode levar o paciente ao óbito.

- Considero de extrema importância afirmar que desde quando Quatis foi incluído pela Secretaria estadual de Saúde no circuito de proteção contra a entrada do vírus da febre amarela em razão da proximidade com Minas Gerais, estado onde na época tinham sido registrados casos da doença, a nossa administração vem realizando a vacinação contra a doença. A vacina existe e está disponível em nossos postos de saúde. É fundamental que quem ainda não recebeu as doses do medicamento, e faz parte dos segmentos indicados para a vacinação, compareça imediatamente ao posto mais próximo. Dessa forma, poderemos alcançar a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, da qual estamos bem próximos – afirmou o prefeito Bruno de Souza (MDB).

Um alerta divulgado recentemente pela OMS (Organização Mundial da Saúde), segundo o qual existe uma indicação de avanço da febre amarela para as regiões sudeste e sul do Brasil, reforçou o chamado da Prefeitura de Quatis para a vacinação visando diminuir os riscos de casos da doença. De acordo com a OMS, 36 casos já foram confirmados nestas duas regiões, dos quais pelo menos oito chegaram a óbito, entre julho de 2018 e janeiro de 2019.

O chamado da Prefeitura de Quatis segue também a uma orientação do Governo do Estado do Rio de janeiro, que está intensificando a partir desta semana a imunização. Em todo o território fluminense, já foram imunizadas 11 milhões de pessoas, o que corresponde a 73 por cento do público alvo, isto é, 22 por cento abaixo da meta nacional. De hoje até a próxima quinta-feira, por exemplo, agentes da Secretaria estadual de Saúde vão realizar um mutirão de vacinação na Central do Brasil, um dos pontos mais movimentados do Centro do Rio de Janeiro.

Comentários