08 dezembro, 2015
Comentários

Quatis recebe caminhão para coleta de resíduos recicláveis

Município é o único da região das Agulhas Negras a ser contemplado com caminhão tipo baú

Na manhã de ontem (07), a prefeitura de Quatis recebeu um caminhão para coleta de resíduos recicláveis do Inea (Instituto Estadual do Ambiente), com recursos do Fecam (Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano), para o Programa Municipal de Coleta Seletiva Solidária. Participaram da cerimônia de entrega, que aconteceu no auditório da prefeitura, o prefeito Bruno de Souza (PMDB), a secretária municipal de Meio Ambiente, Edna Azevedo, o vice-prefeito Ralfen Teixeira, o vereador Flavio Florentino e o superintendente do Inea (SUPMEP) Edmar Pascoal Xavier, que representou o secretário estadual de Meio Ambiente André Corrêa. Também participaram da solenidade secretários municipais, servidores, população e catadores de resíduos.
O estado do Rio de Janeiro recebeu ao todo 15 novos caminhões tipo baú e Quatis foi o único município da região das Agulhas Negras a receber o caminhão. Esta ação visa acelerar na criação de uma cooperativa, que além de organizar, vai gerar mais trabalho e renda para os catadores de resíduos da cidade, além de dar destinação certa para os lixos recicláveis. Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Edna Azevedo, os catadores poderão até ser contratados pela prefeitura no futuro. “A secretaria de Meio Ambiente está fomentando a criação de uma cooperativa, um pedido antigo da comunidade. Antes, os catadores trabalhavam de forma isolada, mas hoje, já trabalhamos de forma organizada com consistência e fundamento para que eles tenham o devido reconhecimento. A criação deste CNPJ deverá sair em alguns dias”, comemorou.
A profissão, que ainda sofre preconceito por parte da sociedade, para outros é motivo de orgulho. Prova disso é a catadora de resíduos Nadir da Graça Silva, que já trabalha no ramo há 30 anos e não tem vergonha do que faz. “Trabalho no lixão tem 30 anos e não tenho vergonha de falar. Com este trabalho, paguei a faculdade de medicina para meu filho e de matemática e biologia para minha filha. Tenho casa própria e graças a Deus não me falta nada”, revelou. Já Luzia Viana Muniz, que começou a trabalhar como catadora há pouco tempo, está empolgada com o novo caminhão e com a expectativa da criação de uma cooperativa. “Cheguei há pouco tempo e tenho visto que o trabalho está muito bem feito. O caminhão é muito bonito e a criação da cooperativa vai nos beneficiar muito”, vibrou.
O prefeito Bruno enfatizou que mesmo em tempo de crise financeira no país, a cidade está apresentando ações a todo o momento. “Em tempos de crise precisamos ter criatividade e saber articular com os governos estadual e federal. Agradeço ao secretário André Corrêa e ao governador Pezão por estarem sempre atendendo nossas solicitações. Com este caminhão próprio, vamos deixar de pagar aluguel do antigo e economizar mais ainda”, finalizou.

Comentários