Image
01 fevereiro, 2018
Comentários

Quatis receberá recursos federais para atendimento na área da saúde mental

        Unidade da Secretaria Municipal de Saúde encarregada do atendimento na área da saúde mental, o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) passará a receber recursos federais para manter a assistência aos cerca de 200 pacientes cadastrados. Isso porque o pedido de credenciamento da unidade feito pela prefeitura junto ao Governo Federal acaba de ser aprovado pelo Ministério da Saúde. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 31, pelo prefeito Bruno de Souza (MDB).


Bruno destacou a medida como “mais um resultado positivo das ações realizadas pela administração municipal visando aprimorar o atendimento disponibilizado aos moradores de Quatis através da rede pública de saúde”. Com o credenciamento do CAPS, cuja unidade funciona no bairro Jardim Pollastri, nas antigas instalações da policlínica municipal, “o Município passará a receber mensalmente uma verba mensal de R$ 28.305,00 para auxiliar a prefeitura no custeio do atendimento aos pacientes com problemas emocionais e mentais”.

Até a aprovação do credenciamento da prefeitura, todos os gastos aplicados no funcionamento do CAPS eram pagos pela Prefeitura de Quatis, através da Secretaria Municipal de Saúde. Na opinião ainda do prefeito Bruno de Souza, “o atendimento na rede municipal de saúde prestado pela prefeitura aos moradores do Município teve influência primordial na aprovação da proposta de credenciamento encaminhada pela Secretaria de Saúde do Município”.

- A aprovação de verbas do Ministério da Saúde a favor do CAPS vai continuar garantindo a eficiência dos serviços oferecidos pela unidade e ao mesmo tempo permitirá ao nosso governo uma maior disponibilidade de recursos próprios para investimentos em outros setores, visto que os serviços oferecidos pela unidade eram custeados integralmente pela prefeitura. O credenciamento do CAPS representa também um reconhecimento das ações de saúde pública desenvolvidas pelo nosso governo, pois um dos critérios avaliados na análise desta proposta foram justamente os serviços prestados à população na área da saúde pública, desde o atendimento ambulatorial até o atendimento de emergência – disse o prefeito.

Dos 200 pacientes cadastrados atualmente pelo CAPS de Quatis, 12 são atendidos diariamente, de segunda a sexta-feira, com café da manhã, almoço, atividades físicas, oficinas, reuniões com as famílias e o atendimento médico e realizado por psicólogos. Dez funcionários integram a equipe responsável pela assistência aos pacientes. São eles: psiquiatra, psicólogo, assistente social, servente, cozinheiro, estagiário de psicologia, estagiário de Educação Física, agente administrativo e recepcionista (um servidor de cada um destes segmentos).

Entre os serviços disponibilizados pela prefeitura, e que tiveram influência direta na habilitação do CRAS pelo Ministério da Saúde, estão os módulos do Programa Saúde da Família; a assistência de emergência e com médicos especialistas através de um convênio da prefeitura com o Hospital São Lucas; as unidades básicas dos distritos de Falcão e São Joaquim, ambos na zona rural; o Centro de Fisioterapia; a Casa da Mulher; o Centro Odontológico; e a Casa da Criança.

Bruno reafirmou também que em breve a Secretaria Municipal de Saúde vai tornar realidade mais uma iniciativa visando aprimorar o atendimento disponibilizado pelo Departamento de Saúde Mental do Município: a residência terapêutica destinada aos pacientes com transtornos mentais. Um dos passos já trilhados neste sentido foi a realização em dezembro do processo de seleção voltado à contratação de um médico psiquiatra, um psicólogo, quatro cuidadores de pacientes e um servente.

Comentários