Image
21 outubro, 2025
Comentários

Refeições nutritivas para 3.458 alunos fortalecem saúde e aprendizagem em Pinheiral

Em celebração ao Dia Nacional da Alimentação Escolar, a Prefeitura de Pinheiral destaca o seu Programa Municipal de Alimentação Escolar que garante diariamente refeições nutritivas e balanceadas para 3.458 estudantes, abrangendo todas as 10 escolas e 8 creches da rede de ensino.

O programa, fundamentado nas diretrizes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), consolidou-se como um importante aliado para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. A alimentação servida nas escolas é elaborada e monitorada por uma equipe de nutricionistas, assegurando o fornecimento dos nutrientes essenciais para o bom desempenho acadêmico e a saúde dos estudantes.

Um dos grandes diferenciais do município é o atendimento em tempo integral. Atualmente, 8 creches operam em horário integral, oferecendo toda a alimentação para as crianças e cumprindo com 70% das suas necessidades nutricionais diárias. Além disso, o programa atende a 3 escolas em regime de tempo integral. Outro destaque é a atenção individualizada, com a oferta de cardápios adequados para alunos que possuem patologias e necessitam de dieta específica.

A qualidade é o foco principal, com forte estímulo à produção local. Todo o recurso repassado pelo Governo Federal é utilizado na compra de gêneros da agricultura familiar, que fornece todo o hortifruti para compor o cardápio. Atualmente, 8 produtores locais atendem às 19 unidades escolares, entregando frutas, verduras e legumes, o que possibilita o fornecimento de uma grande variedade de alimentos in natura.

Em um esforço extra de assistência social, a Prefeitura promoveu neste ano o projeto "Merenda nas Férias", servindo a merenda escolar durante os 10 dias do recesso de julho e garantindo um total de 872 refeições no período.

Luciano Muniz, prefeito de Pinheiral, ressalta que o investimento na área vai além da obrigação legal. "A merenda de qualidade é um investimento no futuro da nossa cidade. Quando uma criança recebe uma alimentação de qualidade na escola, ela tem mais concentração e melhor rendimento. É um ciclo de saúde e aprendizado. Nosso compromisso não é apenas alimentar, mas educar para uma vida saudável. Somente em 2025, já foram investidos cerca de R$ 1.646.000,00, o que demonstra nossa prioridade absoluta com a saúde e a educação das nossas crianças”, disse.

O secretário de Educação e Inovação, Luciano Marins, complementou, enfatizando o papel da merenda no contexto educacional. "O alimento na escola é um fator de permanência e de igualdade social. Trabalhamos para que o cardápio seja diversificado, saboroso e, acima de tudo, nutritivo. Nossas escolas e creches são ambientes de acolhimento e o fornecimento da merenda de alta qualidade é a prova do nosso cuidado com a primeira infância e o ensino fundamental", explica.

Rachel Oliveira, nutricionista responsável da Secretaria de Educação, detalhou o planejamento da merenda escolar. "O cardápio é elaborado respeitando as necessidades nutricionais. Priorizamos a inclusão de alimentos frescos, como frutas, legumes e verduras diariamente. Além disso, destinamos uma parte significativa dos recursos para a compra de produtos da agricultura familiar local, o que garante merenda de qualidade, apoio aos nossos produtores e impulso à economia rural do nosso município", afirma.

A gestão segue promovendo avanços constantes no serviço de alimentação escolar. As equipes de cozinha receberam novos uniformes, participam de capacitações contínuas e, em breve, contarão com a entrega de novos equipamentos, como liquidificadores e batedeiras, que irão otimizar o preparo dos alimentos e garantir ainda mais qualidade às refeições servidas aos estudantes. Novos gêneros alimentícios também foram licitados e adquiridos permitindo a implementação de cardápios atualizados.


Com essas ações, o Programa de Alimentação Escolar reafirma seu papel estratégico na promoção da saúde, no fortalecimento da aprendizagem e na garantia da segurança alimentar dos estudantes. A iniciativa transforma a alimentação em um direito efetivo, promovendo bem-estar, inclusão social e construindo bases sólidas para o desenvolvimento integral das crianças e jovens da rede municipal.

Comentários