Image
13 março, 2020
Comentários

Região uruguaia está entre as melhores no turismo sustentável latino americano


Corredor de Los Pájaros Pintados reconhecido por beleza e projetos sustentáveis que envolvem comunidade e turistas



A premiação organizada pela WTM Latin America (World Travel Market) elege o Corredor de Los Pajaros Pintados, região uruguaia, como uma das melhores em turismo responsável. A escolha faz parte de uma premiação organizada pelo maior evento de turismo do mundo – WTM, que acontece em SP de 31 de março a 2 de abril e colocou a região uruguaia entre os finalistas.



Mais de 50 destinos da América Latina, representando diferentes inciativas de Brasil, Chile, Colômbia, Perú, República Dominicana, Uruguai e Venezuela, se inscreveram na premiação, que tem como objetivo reconhecer projetos inovadores no âmbito do turismo, a fim de inspirar e desenvolver novas iniciativas.



Os países puderam participar em 4 categorias, que se dará a conhecer os ganhadores no dia 31 de março: Melhor redução da pobreza e inclusão, Melhor contribuição para preservação da vida silvestre, Melhor atração do patrimônio cultural, e Melhor destino para turismo responsável.



A categoria na qual participa a Região do Corredor de Los Pájaros Pintados indica que o turismo responsável consiste em transformar os destinos em lugares melhores, para que as pessoas vivam e visitem. Parte da responsabilidade dos destinos é fazer que o turismo trabalhe a favor da mudança, fazendo de cada visita uma experiencia agradável, promovendo assim a criação de empregos locais qualificados, preservação cultural, natural e sustentável da indústria a longo prazo. Essa premiação está destinada as localidades que utilizam o turismo para promover o desenvolvimento local sustentável.



O projeto Corredor de Los Pajaros Pintados

O Corredor de los Pájaros Pintados foi promovido em 2017 pelo Ministério do Turismo, com o apoio do Banco Interamericano de Desenvolvimento. Os principais protagonistas são operadores turísticos e vários municípios. O corredor envolve as regiões de Artigas até Colônia, ao longo da costa. O último lugar incorporado foi Conchillas.



A região é um espaço de trabalho associativo, que faz parte do Programa para o Desenvolvimento de Corredores Turísticos e é composto por locais dos estados de Soriano, Rio Negro, Paysandú, Salto, Bella Unión e Carmelo, e o objetivo é consolidar um corredor turístico do rio Uruguai e destinos associados.



O Corredor orienta suas ações para melhorar a competitividade territorial, identificando interesses comuns dos participantes do setor público e privado com os seguintes objetivos: melhorar a oferta; fortalecer laços comerciais e sinergias, que melhoram o potencial do mercado e promovem a criação de produtos turísticos regionais.



Além disso, fortalecer os produtos turísticos, por meio de treinamento, consultoria, benchmarking, apoio ao empreendedorismo, formalização, qualidade, entre outros; ao mesmo tempo, divulga e promove a comercialização por meio de plataformas tecnológicas, material de divulgação e promoção, fampress, fam tours e participação em feiras nacionais e internacionais.



Também busca gerar informações de qualidade através da criação de um Observatório Turístico que ofereça insumos para a tomada de decisões que contribuam para o melhor desenvolvimento do setor.



O Destino



Esse corredor formado às margens do rio Uruguai abrange os encantos dos departamentos de Soriano, Rio Negro, Paysandú, Salto, Bella Unión, Carmelo e Nueva Palmira.



Múltiplas atrações podem ser encontradas nessa região: Cruzeiros náutico no rio Uruguai, fontes termais, contato com a natureza, rota dos sabores, vilas encantadoras, e o Museu Anglo, recentemente reconhecido pela Unesco, são algumas delas.



Em um ambiente natural de belas paisagens e em contato com características culturais que se manifestam em costumes, festivais, sabores e produção local, o Corredor de Los Pájaros Pintados se consolida cada vez mais como um destino turístico imperdível na oferta variada e amável do Uruguai.



Algumas das atrações que fazem do Corredor das Aves Pintadas um destino imperdível no Uruguai.



Fontes termais



Em Salto e Paysandú se concentram as termas, onde é possível misturar e experimentar a diversão dos parques aquáticos e a tranquilidade de um spa. Piscinas de todos os tamanhos, formas e temperaturas, em estabelecimentos com ampla infraestrutura ou em ambientes mais agressivos e naturais, são uma alternativa que, ao longo do ano, oferece várias opções para aproveitar e se divertir.



Patrimônio e cultura



Tradições locais, festas, museus, monumentos e uma gastronomia ligada à história particular de cada localidade permitem descobrir aspectos muito peculiares da história e cultura uruguaias. Conhecer Fray Bentos e o bairro Anglo, declarado Patrimônio Mundial pela UNESCO, é uma das atividades imperdíveis. Dezenas de eventos culturais, como o Jazz Nas Ruas, que acontece em janeiro em Mercedes (Soriano) ou o Carnaval de Bella Unión, em Artigas, uma das mais movimentadas do norte do país, prometem experiências inesquecíveis.



Aventura náutica



A vela é uma das melhores opções para conhecer o rio Uruguai e seus afluentes. Os passeios podem ser feitos de catamarã, barco, caiaque, canoa, traineira e veleiro. Além disso, outras atividades relacionadas ao rio, como rafting e flutiação, podem ser realizadas. Isso contribui para uma grande agenda de eventos como regatas, travessias e competições esportivas ao longo do ano, além de instalações e serviços específicos em Carmelo, Nueva Palmira, Villa Soriano, Mercedes, Dolores, Nuevo Berlim, Montes del Queguay, Plateau de Artigas, Paysandú, Salto e Bella Union.



Natureza e áreas protegidas



Para os amantes da natureza, em todo o seu comprimento, o corredor oferece a possibilidade de desfrutar de experiências de ecoturismo em espaços naturais de uma paisagem única e beleza da biodiversidade. Esteros de Farrapos e as ilhas do rio Uruguai, Montes del Queguay e Rincón de Franquía, são áreas protegidas que o convidam a desfrutar de caminhadas, observação da vida selvagem e espécies nativas da flora e turismo de aventura.



Pesca



A presença de várias espécies em que Dorado, Tararira Tornasol e Surubí se destacam fazem deste corredor um local perfeito para a pesca esportiva e experiências como isca, fiação e flycast.



Vilas encantadoras



Ao longo do corredor, é possível encontrar várias vilas, que se caracterizam por seu charme particular que convidam o turista a apreciar a diversidade cultural do Uruguai. Villa Soriano, com seus 300 anos de história; a colônia russa San Javier, com seu artesanato e gastronomia típica; Belém, a cidade mais antiga ao norte do rio Negro e sua tradição equestre; Villa Constitución com seu ambiente natural de frente para o lago Salto Grande. Nesta excursão, Guichón também surpreende com suas ofertas de circuitos e suas possibilidades de ecoturismo e turismo de aventura, e o Nuevo Berlin, que se caracteriza por sua produção de mel, caminhadas pelo rio e uma rica história oral contada por seus habitantes. Santa Catalina e Punta Gorda são outros locais que seduzem por seus encantos particulares.



Rota dos Sabores



No que diz respeito à gastronomia, destacam-se pratos como o peixe do rio; sabores locais com fortes raízes na história - como a carne enlatada de Fray Bentos, os pratos russos de San Javier ou os vinhos das Bodegas de Carmelo; e produtos produzidos localmente, como o mel da ilha de Nova Berlim, as nozes Soriano, as frutas cítricas Salto ou as oliveiras Salta e Paysandú. Um bom vinho Tannat de Salto ou uma cerveja artesanal local acompanha uma experiência que você certamente desejará repetir.


Comentários