Resende já vacinou 40% do público-alvo da Campanha de Vacinação contra Gripe
Segundo balanço divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta segunda-feira, dia 25, 40% do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe em Resende já foram vacinados. Nos dois primeiros dias da ação, dias 19 e 20, foram imunizadas 12 mil pessoas do grupo prioritário, composto de crianças de seis meses até cinco anos de idade incompletos, pessoas a partir de 60 anos de idade, gestantes, mulheres em pós-parto (até 45 dias), profissionais da saúde e portadores de doenças crônicas – que necessitam de atestado médico para se vacinarem.
O secretário de Saúde, Daniel Brito, explica que Resende, ao contrário de outros municípios da região, abriu a vacinação antecipada para todos os grupos prioritários, e não apenas crianças, gestantes e doentes renais crônicos.
- Foi uma decisão técnica. A maior mortalidade pela gripe H1N1 está em doentes crônicos e idosos, que são a população de risco para a doença. Com isso, vacinamos 9 mil pessoas no primeiro dia da campanha e 3 mil no segundo dia, o que nos deixa mais tranquilos, pois 40% do grupo prioritário já estão protegidos, incluindo idosos e doentes crônicos – defende Brito.
A meta do Ministério da Saúde é vacinar 80% de cada grupo alvo, com o objetivo de reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelos vírus da influenza (gripe). Em Resende, o público-alvo representa 30.258 pessoas.
Para esta primeira etapa, a Secretaria de Estado de Saúde liberou 12 mil doses para o município. Resende já solicitou uma nova remessa, mas como funcionários do estado estão em greve, as vacinas ainda não foram entregues. A previsão é de que mais doses sejam enviadas nesta semana.
A campanha prossegue até o dia 20 de maio. Neste sábado (30), Dia D de Mobilização, as unidades de saúde das zonas rural e urbana do município funcionarão das 8h às 17h.
As vacinas estarão disponíveis nas seguintes unidades: Centro Municipal de Imunização (Posto Resende), Manejo, Cidade Alegria, Jardim Primavera, Jardim Alegria/Beira Rio, Nova Alegria, Clínica da Família, Baixada da Olaria, Itapuca, Novo Surubi, Surubi, Vicentina, Fazenda da Barra I, II e III, Morada da Barra, São Caetano, Paraíso, Liberdade, Cabral, Cabral/Alambari, Morro do Cruzeiro e Engenheiro Passos, além da zona rural, Jacuba, Rio Preto, Pedra Selada, Fumaça, Bagagem, Capelinha, Serrinha e Mauá.
Em relação aos doentes crônicos, a Secretaria de Saúde orienta ainda que os pacientes apresentem uma declaração médica, especificando qual é a doença por extenso, não sendo aceitos códigos do CID (Código Internacional de Doenças). Para as gestantes, é importante também levar o cartão do pré-natal.
Comentários