Resende se destaca em escala nacional na saúde
Em 2023, Resende se destaca pelo vigor de suas ações em setores cruciais para o desenvolvimento municipal. Com investimentos de quase 40% do orçamento em saúde - lembrando que a lei obriga que o investimento seja de 15% - esse investimento tem impacto direto na qualidade ofertada de saúde aos moradores, onde Resende se consolida como referência nacional, promovendo um padrão exemplar de atendimento que ultrapassa as fronteiras da região das Agulhas Negras.
O desenvolvimento e crescimento do município também impulsionam a busca por serviços médicos e hospitalares, exigindo da administração municipal investimentos desde infraestrutura até lazer para garantir um atendimento de qualidade à população. Em 2023, o Hospital Municipal de Emergência Henrique Sérgio Grégori (HME) conquistou o certificado do Projeto Angels, reconhecendo-o como centro de AVC de excelência mundial, sendo um dos apenas 71 hospitais no Brasil a receber tal reconhecimento, dentre as mais de 7 mil unidades hospitalares pelo país, entre unidades públicas e privadas.
Resende também foi eleita a melhor saúde do Estado, obtendo a melhor pontuação no quesito “Saúde e Bem-Estar”, segundo levantamento do Ranking de Competitividade dos Estados e Municípios. Além disso, Resende também ficou entre os três melhores desempenhos do estado, entre as cidades com mais de 100 mil habitantes, pelo Prêmio Cidades Excelentes. Foram avaliados seis indicadores, e o município se destacou, sendo finalista, em três categorias: Saúde e Bem-Estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Sustentabilidade.
Quanto às obras e melhorias, a Prefeitura iniciou a ampliação do HME, que vai ganhar um novo Centro Cirúrgico, reforçando as estruturas com criação de até 25 novos leitos e novas instalações, com almoxarifado e arquivo. Além disso, os demais investimentos na unidade, referência na saúde pública nas Agulhas Negras, vão além de reformas, já que as equipes de humanização da unidade trabalham para oferecer ainda mais empatia aos pacientes e familiares. A Prefeitura adquiriu novos carrinhos elétricos para condução de crianças ao Centro Cirúrgico e elaborou uma nova decoração para o Hospital da Criança Alberto Sabin. Também foram realizadas melhorias no Centro de Reabilitação e Hidroterapia, no Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) com novas impressoras para as salas de exames e a aquisição de um novo aparelho de eletrocardiograma.
Ainda nas obras, outra unidade que recebe melhorias é a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Cidade Alegria, com reforma completa do piso da unidade e criação do sistema de esgotamento, já que a unidade contava apenas com o sistema de fossa.
Paralelo às obras no HME e na UPA, a gestão municipal também entregou, revitalizou e ampliou os postos de saúde da Caixa D’Água, Liberdade, Surubi, Capelinha, Vicentina, além da Policlínica do Manejo. Encerrando o ano de 2023, seguem em andamento a ampliação do posto de saúde do Jardim Primavera, reforma do posto de saúde de Visconde de Mauá, e a construção dos postos do Santo Amaro e da Morada do Contorno
Também em 2023, Resende realizou duas cirurgias pioneiras por videolaparoscopia no Sistema Único de Saúde (SUS), sendo a primeira cirurgia de câncer de reto do Sul do Estado; e a primeira cirurgia de endometriose, ficando atrás apenas do Hospital Universitário Pedro Ernesto da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).
A inauguração do Polo de Atendimento à Endometriose (o segundo em todo o Estado do Rio) e a criação do primeiro Centro de Neurointensivismo do Sul Fluminense — destinado ao tratamento de pacientes acometidos por Acidente Vascular Cerebral Isquêmico agudo (AVCI) — possibilitaram que a cidade mantivesse a excelência na oferta de serviços especializados.
Na Santa Casa, os investimentos estruturais reforçam o compromisso com a qualidade dos serviços de saúde de Resende. A unidade vai fechar o ano de 2023 tendo inaugurado o novo Centro de Imagem (que foi construído do zero); tendo feito a entrega do primeiro aparelho de ressonância magnética da rede pública das Agulhas Negras; criado um espaço kids na recepção; além da aquisição de novos eletrocardiogramas, aparelhos de ultrassom em 4K para pacientes no CTI. Além disso, a Santa Casa também melhorou e ampliou o espaço da saúde mental, bem como implantou a usina de gases, que passou a proporcionar autonomia de oxigênio e ar comprimido para a unidade.
Além das melhorias estruturais, a Santa Casa de Resende construiu uma lavanderia e implantou a nutrição parenteral-enteral, dedicada à alimentação de pacientes adultos e pediátricos internados na unidade, que não conseguem se alimentar e precisam receber os nutrientes através de uma sonda ligada ao estômago ou intestino, ou diretamente no sangue.
Outra ação de extrema importância que vai mudar a realidade de centenas de pacientes é o início das obras de construção do Hospital do Câncer, que atenderá toda a região das Agulhas Negras.
A gestão municipal também iniciou a construção do primeiro Hospital de Olhos da região Sul Fluminense, que vai oferecer serviços de pequena, média e alta complexidade em oftalmologia pelo SUS — o projeto inclui consultórios, salas para exames, duas recepções, espaço para exercícios ortópticos, farmácia, banheiros, entre outros espaços para proporcionar conforto e segurança nos atendimentos e diagnósticos.
Alinhada à visão abrangente e humanizada, a Prefeitura também aprimorou o suporte aos pacientes do Tratamento Fora do Domicílio (TFD), que depois de começar a oferecer lanche para os pacientes, agora eles contam com um lanche mais completo, com biscoitos salgados e de maizena, bolinho sem glúten, suco, barrinha de cereal, fruta e garrafinha d’água.
Para que todas as ações de saúde se tornem palpáveis, a administração municipal renovou ainda a frota com quatro novos carros para a Superintendência de Vigilância em Saúde, além de seis ambulâncias doadas pelo Governo do Estado do RJ.
Saúde animal
No que diz respeito à saúde animal, Resende também é referência em atendimento e confiança. Neste ano, o primeiro Hospital Público Veterinário do país completou três anos, com mais de 95 mil atendimentos realizados. Desde sua inauguração, em agosto de 2020, a unidade recebeu centenas de investimentos, somente em 2023, a unidade recebeu novas bombas de seringa, novos módulos de internação e novos aparelhos de pressão.
Além disso, o Centro de Controle de Zoonoses, que passa por reforma completa e ampliação, também recebeu um novo aparelho de anestesia inalatória para proporcionar procedimentos cirúrgicos em animais com o focinho achatado/curto.
- Temos a convicção de que investir na saúde, tanto humana quanto animal, vai além dos conceitos básicos de qualidade de vida. Lidamos com pessoas que são importantes umas às outras e, consequentemente, precisamos trabalhar o mais firme possível em prol da saúde e bem-estar coletivo. Tivemos um ano muito positivo, com bases sólidas e concretas para que 2024 seja um ano de colheitas contínuas e caminho próspero para todos – finalizou o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Comentários