Image
06 dezembro, 2017
Comentários

Resumão do Fluminense: Um ano para esquecer

O ano de 2017 para o Fluminense até parecia que ia ser bom: Campeão da Taça Guanabara com várias jovens promessas se destacando. No entanto, na sequência dos jogos, o time sentiu falta de um elenco encorpado e experiente, perdeu uma peça fundamental, o jovem Richarlisson, que se transferiu para o Watford, da Inglaterra.

O time acabou vendo o rival Flamengo ser campeão carioca, mesmo não vencendo nenhum dos turnos da competição, devido a uma regra bem polêmica da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj). Aliás, não seria a única vez que o Flamengo seria uma pedra no caminho do time das Laranjeiras.

A equipe também não teve êxito na Primeira Liga, uma competição que surgiu para competir com os estaduais, mas que perdeu força e só serviu para desgastar os elencos dos clubes brasileiros, que já sofrem com o excesso de partidas. Na Copa do Brasil, a equipe foi eliminada pelo Grêmio nas quartas de final com um placar agregado de 5 a 1. O time se mostrou muito abaixo do adversário nos jogos.

Na Copa Sul-Americana, o Tricolor chegou até as semifinais, mas foi eliminado pelo arquirrival Flamengo. O Fluminense chegou a ter uma vantagem de 3x1, mas deixou o Rubro-Negro empatar e se classificar.

Restando apenas o Campeonato Brasileiro, o time não mostrou consistência e terminou apenas na 14ª colocação, quatro pontos à frente do Coritiba, que foi rebaixado na 17ª posição. O destaque do ano e na competição foi o atacante Henrique Dourado, artilheiro do Brasileirão com 18 gols ao lado de Jô, do Corinthians. Outra revelação foi o jovem meia Wendel, que está se transferindo para o PSG, da França, já no início de 2018. Já o destaque negativo da equipe foi a defesa, tendo o zagueiro Gum mais uma vez como o principal alvo das críticas.

O que fazer para 2018?

O time do Fluminense para voltar aos tempos de glória na próxima temporada precisa de um planejamento específico e reforçar o elenco, pois com um plantel reduzido e jovem não teve forças para manter uma regularidade. O treinador Abel Braga, apesar de ser muito querido pelos torcedores e pela diretoria, não é mais unanimidade. Atualmente existem conversas para decidir a permanência ou a saída do técnico.

Comentários