08 novembro, 2018
Comentários

Saae-BM orienta moradores sobre o descarte correto do lixo

Acondicionamento de forma adequada evita danos ao meio ambiente e a saúde do coletor do lixo



O Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa), por meio da Coordenadoria de Resíduos Sólidos, tem orientado os moradores sobre a importância do descarte correto do lixo. A autarquia, que gerencia a Coleta Seletiva, tem detalhado que a iniciativa, considerada bastante simples, faz diferença quando a questão é a preservação do meio ambiente a saúde do trabalhador que atua diretamente no recolhimento das sacolas de lixo.



O descarte adequado do lixo traz outros benefícios. É o que explica o diretor executivo do Saae-BM, Fanuel Fernando. “Além de embalar o lixo em sacolas ou sacos específicos, a população deve seguir o calendário de coleta de lixo do seu bairro. Assim, é possível evitar eventuais ações de cães e gatos, que espalham o lixo doméstico nas vias públicas. A mesma recomendação é válida quando analisamos a aproximação da temporada de chuvas. O lixo espalhado entope os bueiros e impede o escoamento das águas pluviais. Com esses cuidados, promovemos o embelezamento visual do município e auxiliamos no combate a doenças transmitidas por vetores”, afirmou Fanuel.



Especificamente no Centro da cidade, Fanuel Fernando, solicita aos comerciantes que também sigam as instruções, evitando o acúmulo de lixo, papelão e afins espalhados pelas calçadas.



As orientações têm como fundamento a lei municipal 3276/02, que criou o Sistema de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos do município. A legislação dispõe sobre o acondicionamento do lixo em sacos devidamente fechados e sem ultrapassar o limite de 100 litros/ 20 quilos, a separação de resíduos infectantes, explosivos e tóxicos separados dos lixos domiciliar ou comercial, entre outros.



COLETA SELETIVA - O coordenador de Resíduos Sólidos, Jackson Rabelo, destaca a importância da Coleta Seletiva e da organização correta do descarte padrão na prevenção de doenças e no fomento a economia do município. “Temos locais em que a adesão a coleta seletiva ultrapassa a 70%. No entanto, queremos aumentar esse percentual de pessoas adeptas às boas práticas de descarte correto do lixo.



Para isso, temos atuado com iniciativas que oportunizam a conscientização dos moradores para a preservação ambiental e o fomento de renda aos cooperados da CoopCat, responsáveis pela coleta seletiva. Adquirimos novos equipamentos para processamento dos materiais recicláveis coletados e neste processo, temos como aliados as Secretarias de Educação, meio Ambiente e de Saúde que atuam de forma direta junto à população como multiplicadores dessas informações”, enfatizou.



Como separar os resíduos:



As pessoas que ainda têm dúvidas sobre como como realizar a separação dos resíduos, a Coordenação de Resíduos Sólidos orienta:



- Lixo seco, como papéis, papelão, metais, plásticos e vidros, devem ser acondicionados separadamente.

- Copos plásticos com restos de bebidas precisam ser lavados antes de irem para o lixo.

- Óleo de cozinha e materiais cortantes devem ser colocados em garrafas pets para evitar acidentes com os coletores e organizar da melhor forma para a coleta.

Comentários