
Prefeitura de Barra Mansa fará Censo das Preguiças do Parque Centenário
Um dos locais que desperta a memória afetiva de muitos barra-mansenses ganhará atenção especial neste sábado, dia 19. O Parque Natural Municipal Centenário, mais conhecido como Jardim das Preguiças, receberá um mutirão de limpeza, a partir das 8h. Além desta iniciativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, equipes da Pasta se preparam para realizar nos próximos dias o Censo das Preguiças.
Os animais serão microchipados com a finalidade de atualizar o número exato de mamíferos desta espécie que vive no local e monitorar sua nutrição e reprodução. A Prefeitura estima que 18 indivíduos habitam no Parque Centenário, atualmente.
- Este número é baseado em uma contagem realizada há mais de 3 anos. Com o passar do tempo, surgiu a necessidade de atualizarmos essas informações e garantir a saúde desses animais. Por isso, a Secretaria de Meio Ambiente realizará o Censo das Preguiças. O objetivo é avaliar quantos indivíduos vivem atualmente no local e o estado de saúde dessa população de preguiças de três garras (Bradypus variegatus). Durante o estudo, os animais serão cuidadosamente capturados, em momentos em que descem naturalmente das árvores, pesados, medidos, examinados e identificados com microchips, sempre retornando ao mesmo local com total segurança - explicou a veterinária da Secretaria, Hisa Andrade.
Ela ainda ressaltou a importância da iniciativa. “As preguiças são animais sensíveis, com metabolismo lento e hábitos específicos. Qualquer desequilíbrio ambiental ou alteração inadequada com humanos pode afetar a sua saúde e bem-estar. Com esse projeto, buscamos garantir mais qualidade de vida e longevidade a esses moradores tão especiais do nosso parque”.
O secretário de Meio Ambiente, Rodrigo Viana, também enfatizou a importância da ação para a espécie símbolo de Barra Mansa.
- Tenho o prazer de anunciar o lançamento deste importante projeto. Esta iniciativa visa monitorar a população dessa fascinante espécie, que é um símbolo da nossa querida Barra Mansa e desempenha um papel crucial em nosso ecossistema. O censo do bicho-preguiça será realizado com o objetivo de avaliar não apenas o número de indivíduos, mas também seu estado de saúde e a presença de filhotes em suas comunidades. Para isso, iremos mobilizar uma equipe que trabalhará em campo para coletar dados essenciais sobre os hábitos, a alimentação e os locais de habitação desses animais - disse o secretário, acrescentando:
- Além disso, o censo nos permitirá identificar pontos que necessitam de proteção e conservação, garantindo que o habitat natural do bicho-preguiça seja preservado. Através desse projeto, pretendemos promover a conscientização sobre a importância da conservação da fauna e flora. Ao longo da iniciativa, também utilizaremos tecnologias como câmeras de monitoramento e aplicativos de coleta de dados, o que facilitará a análise das informações e tornará o processo mais eficiente. Estou empolgado com as possibilidades que esta ação pode trazer, não apenas para a proteção do bicho-preguiça, mas também para o fortalecimento da nossa relação com a natureza - concluiu Rodrigo Viana.
Comentários