09 julho, 2025
Comentários

Saberes, sabores e natureza em roteiro turístico no Vale do Café

Tomar café, vinho, comer queijo depois de conhecer de perto como eles são produzidos ou fazer trilhas pela Mata Atlântica, passando por ruínas de moinhos, lagos, jardim de ervas curativas e até corredores de palmeiras cheias de pitayas. Estas são algumas das experiências que fazem parte do “Caminho dos Quintais”, um roteiro com oito pontos turísticos junto à estrada RJ-121, que liga duas cidades históricas do Vale do Café: Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin, distrito de Sacra Família do Tinguá.
A rota foi criada a partir de um projeto do Sebrae Rio envolvendo empreendedores locais, que participaram de oficinas, palestras e consultorias individualizadas.
"Temos no Caminho dos Quintais o resultado de um trabalho muito importante de fortalecimento desse destino de turismo e da economia local, combinando saberes tradicionais, cultura, preservação ambiental e gastronomia”, afirma o diretor de Desenvolvimento do Sebrae Rio, Sergio Malta.
São oito atrativos: Café da Chácara Modelo, Bistrô Casa do Lago, Vale Zirá, Hotel Fazenda Upã Moña e fazendas das Palmeiras e Moinho Velho, em Vassouras; o jardim cultural e ambiental Uaná Etê e o Instituto Amigos do Tinguá, em Engenheiro Paulo de Frontin. O roteiro inclui ainda a agência de receptivo Mundo Woods, que proporciona experiências gastronômicas, culturais, de turismo rural e ecológico pelo Vale do Café.
O projeto conta com a parceria da Embratur e secretarias de Turismo do Estado do Rio e dos municípios de Vassouras e Engenheiro Paulo de Frontin, além do Convention Bureau do Vale do Café.

Comentários