Salários do funcionalismo de Quatis foram pagos hoje
Os salários do funcionalismo público de Quatis correspondentes a janeiro foram depositados nas contas dos servidores públicos nesta quarta-feira, 30, ou seja, dentro do mês trabalhado. A informação foi divulgada pelo prefeito Bruno de Souza (MDB), segundo quem a antecipação do pagamento dos trabalhadores da administração municipal “demonstra novamente o compromisso do governo da cidade com a valorização do funcionalismo, amplia os resultados positivos do trabalho da prefeitura pelo equilíbrio das contas municipais e ajuda a incrementar a economia da cidade”.
Segundo o prefeito, o valor destinado ao pagamento de janeiro dos servidores se aproxima de R$ 1,7 milhão. Pela Constituição Federal, o Município poderia pagar os salários deste mês até o quinto dia útil do mês subsequente (07 de fevereiro). Desde o primeiro mês da atual administração de Quatis, isto é, em janeiro de 2017, os salários do funcionalismo vêm sendo liberados rigorosamente dentro do prazo determinado pela lei, sendo que, em alguns meses, o pagamento ocorreu no mês trabalhado, como foi o caso deste primeiro mês de 2019.
- Uma das nossas determinações sempre foi assegurar recursos financeiros para o pagamento em dia dos servidores municipais. Aliás, este foi um dos motivos pelos quais adotamos uma série de medidas de contenção de despesas nas contas do Município, visando promover o equilíbrio entre as receitas e os gastos do poder executivo. E com isso, estamos conseguindo assegurar recursos para o pagamento em dia dos nossos servidores, além de garantir a disponibilidade das verbas necessárias à prestação dos serviços essenciais à população e à realização de novas obras – disse o prefeito.
Ainda no entendimento do prefeito Bruno de Souza, “o pagamento em dia do funcionalismo demonstra de maneira incontestável um sinal importante do reconhecimento da administração municipal ao trabalho realizado por cada servidor a favor dos moradores de Quatis”. Ele frisou que, apesar dos reflexos negativos causados pela crise econômica nacional em muitos municípios brasileiros, “os esforços realizados até agora pela prefeitura vêm assegurando um dos direitos elementares de todo e qualquer cidadão, ou seja, o emprego”.
- A nossa administração foi mais além, pois acabou gerando mais de 400 empregos através do concurso público que promovemos em outubro de 2015 para preencher as necessidades do quadro funcional da prefeitura, melhorando dessa maneira a eficiência dos serviços prestados à população de Quatis. Dos cerca de 1.300 funcionários da Prefeitura de Quatis, mais de 1.100 são trabalhadores do quadro permanente – declarou o prefeito.
Bruno citou um levantamento da FIRJAN (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro), elaborados com dados da Secretaria do Tesouro Nacional, segundo o qual mais de 1.400 cidades do Brasil, o que significa um terço das prefeituras municipais, vêm ultrapassando os limites máximos estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal nos gastos com pagamento de pessoal. Na Prefeitura de Quatis, a situação acontece ao contrário, de acordo com o prefeito: as despesas com folha de pagamento têm ficado em torno de 48 por cento, ou seja, abaixo dos índices fixados na legislação nacional sobre o assunto, sendo 54 por cento (percentual máximo) e 51 por cento (percentual prudencial).
- Uma administração pública eficiente, no caso do poder executivo, se faz com a realização de obras e serviços pelo bem-estar da população e o desenvolvimento da cidade, mas também através da responsabilidade na aplicação dos recursos financeiros gerados a partir dos impostos e taxas recolhidos pelo cidadão. Em Quatis, temos a consciência que estamos administrando com muita responsabilidade o dinheiro do nosso povo, por meio das ações de austeridade adotadas pelo nosso governo – frisou o prefeito.
Comentários