Image
03 novembro, 2016
Comentários

Samuca e Diogo Balieiro participam de reunião do Fórum Permanente das Entidades Empresariais de VR

Os prefeitos eleitos de Volta Redonda, Samuca Silva, e de Resende, Diogo Balieiro, participaram no final da tarde desta terça-feira, dia 01, de uma reunião com os membros do Fórum Permanente das Entidades Empresariais de Volta Redonda. O encontro aconteceu na sede do Sicomércio VR e também contou com a presença do empresário Alexandre Martins, que representou o prefeito eleito de Barra Mansa, Rodrigo Drable. A pauta principal da reunião foi o apoio das prefeituras da região para concretização do projeto do Parque Tecnológico do Sul Fluminense.

O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e diretor da Associação de Pesquisadores em Prol da Tecnologia e Inovação do Sul Fluminense (PqTec Rio Sul), Alexandre José da Silva, apresentou o projeto do parque aos participantes do encontro. “O espaço vai oferecer uma ampla estrutura de desenvolvimento tecnológico voltada para indústrias dos setores metalmecânico, automobilístico e nuclear. O parque será aberto a todas as universidades e empresas que queiram participar e será administrado por uma governança público-privada”, explicou Alexandre.

O Parque Tecnológico do Sul Fluminense será instalado em um terreno de aproximadamente 200 mil metros quadrados, às margens da Rodovia Presidente Dutra, em Barra Mansa. No último dia 06 de outubro, o projeto de captação de recursos para a construção do prédio administrativo e custeio operacional inicial foi aprovado pela Faperj (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro). A expectativa é que a verba, de cerca de R$ 2 milhões, seja liberada no primeiro semestre de 2017.

O parque já conta com o apoio de várias entidades e empresas, como o Sistema Firjan, Metalsul, ACIAP BM, CSN, INB e PSA Peugeot Citröen. Ano passado, as prefeituras de Barra Mansa e Volta Redonda assinaram protocolo de intenção com a PqTec Rio Sul confirmando apoio ao projeto. “Como em 2017 haverá mudança dos prefeitos, queremos ratificar a parceria com os governos municipais para que possamos angariar mais recursos para o pleno funcionamento do parque”, afirmou o diretor da PqTec Rio Sul, sugerindo que os prefeitos eleitos se unam para solicitar à bancada fluminense de deputados federais a destinação de emendas parlamentares ao projeto.

O presidente do Fórum das Entidades Empresariais de Volta Redonda, Evandro Queiroz, agradeceu a presença dos prefeitos eleitos e destacou a importância do projeto para o desenvolvimento regional. “Todo Sul Fluminense vai ser beneficiado com a geração de empregos e renda. O Parque Tecnológico vai contribuir diretamente para aumentar a competitividade e a sustentabilidade da economia da região por meio do empreendedorismo inovador”, frisou Evandro.

O prefeito eleito de Volta Redonda garantiu apoio ao projeto e defendeu que as prefeituras se unam para criar uma agenda comum de desenvolvimento. “Precisamos ter um planejamento estratégico regional para sustentar este e outros projetos”, disse Samuca. O representante do prefeito eleito de Barra Mansa afirmou que Rodrigo Drable também é um apoiador do projeto. “Com o parque, grandes empresas vão conseguir desenvolver fornecedores regionais de componentes importantes para seus produtos. E as pequenas empresas terão acesso à tecnologia e inovação de ponta para atender à demanda das âncoras”, argumentou Alexandre Martins.

Balieiro revelou que não conhecia o projeto do Parque Tecnológico e ficou surpreso com sua relevância. “Assumo o compromisso de, ao lado de outros prefeitos da região, buscar apoio para essa iniciativa sair do papel e se consolidar. Muitos empresários relatam dificuldades em ter acesso aos laboratórios de pesquisa das universidades e o parque tecnológico vai quebrar essa barreira”, afirmou o prefeito eleito de Resende.

Comentários