26 fevereiro, 2016
Comentários

Santa Casa de Barra Mansa promove reunião para discutir economia

Ideias colaborativas são bem vindas para diminuir gastos no hospital

A Santa Casa de Misericórdia de Barra Mansa realizou na tarde desta quinta-feira, dia 25, uma reunião com os gestores a fim de discutir formas de economizar de forma eficiente, no hospital. As ações de redução de gastos fazem parte do programa ‘Sobrevivência’, proposta pelo provedor da instituição, Jair Fusco, no início do seu mandato, que visa a redução de custos e o déficit zero até meados de 2017. Atualmente, o déficit mensal da entidade chega a R$ 600 mil por mês.

O responsável pela capitação de recursos da instituição, Paulo Roberto Moraes Braz, explicou a situação da Santa Casa, que está gastando o dobro da média que a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) julga necessária para o tamanho do hospital. “Temos muitas contas a fazer, mas elas têm que ser feitas em conjunto. Se qualquer um de vocês ver desperdícios devemos buscar soluções para evitá-los. Temos que agir aqui como em nossa casa. Toda economia é bem vinda”, disse Paulo.

Algumas ações imediatas citadas foram o desligamento de todos os leds de espera possíveis; controle de consumo nos horários de pico (17h30 à 20h30); instalação de controladores de demanda, um aparelho que demonstra quanto de energia é gasto em cada setor do hospital; verificação diária do consumo de gazes (oxigênio e Óxido nitroso); verificação do uso desmedido do ar condicionado; uso dos chuveiros movidos por energia solar; instalação de redutores de pressão nas torneiras e analise e substituição de algumas torneiras de alto consumo. “Com essas medidas esperamos atingir as metas de redução do consumo que são 30% na redução dos gastos com luz; 30% na despesa com água e 15% no uso de gás, que chega a uma média de R$ 276.560,70 por ano”, afirmou o captador de recursos.

“Nós podemos fazer a diferença”, disse Fusco sobre as economias sugeridas, pontuando que a Santa Casa é uma empresa, mesmo que tenha caráter filantrópico, e tem que ser vista como tal. “Quando a gente diz que tem que melhorar a imagem do hospital, eu não digo só a imagem externa, digo que temos que servir de exemplo”, comentou. Fusco disse ainda que todas as sugestões são bem vindas e serão analisadas. “No final de cada mês as melhores sugestões e ações voltadas para a redução de gastos sairá no nosso informativo, e você serão reconhecidos pela iniciativa. Essa redução de custos é de extrema importância para que continuemos a prestar um bom serviço à comunidade”, concluiu o provedor.

Comentários