Saúde de Barra Mansa investe em atendimentos em doenças crônicas
Iniciativa visa atender pacientes que se encaixam nos quadros tratando com especialistas e diminuindo demanda da UPA
O setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), da Secretaria de Saúde de Barra Mansa, iniciou em janeiro uma ação na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que visa informar aos usuários enquanto aguardam a consulta sobre os tratamentos que o setor realiza. Pessoas hipertensas, diabéticas, obesas e fumantes que buscam atendimentos na UPA, serão informadas diariamente pelos profissionais do setor sobre as patologias. Além disso, os pacientes que se encaixam dentro de algum desses estágios de protocolo, após a avaliação do plantonista, tem a ficha de referência encaminhada direto da UPA ao setor Doenças Crônicas para o tratamento direto com o médico especialista.
De acordo com a coordenadora do setor de DCNT de Barra Mansa, Marina Monteiro, foi devida a grande demanda da UPA de pacientes em busca de atendimento dentro dessas quatro especialidades que foi desenvolvido esse projeto. “Conversando com a diretoria da UPA percebemos que o número de internação e de entradas de pacientes com obesidade, hipertensão e diabetes estava muito alto. Foi aí que implementamos o programa doenças crônicas na unidade. Diariamente passará uma equipe de nutrição falando sobre os serviços prestados, explicando sobre as patologias e fazendo a capacitação dos interessados em participar”, explicou a coordenadora.
Marina ainda explicou que a equipe, formada por diversos especialistas, tem visto um bom resultado a partir da iniciativa. “Nós já tínhamos um retorno bem positivo, agora com o encaminhamento na UPA a tendência é melhorar e aumentar nosso número em atendimentos. Nossa expectativa para esse ano está muito boa”, disse.
Para o gerente administrativo da UPA, o Dr. Alexandre Andrade, apesar do foco da unidade ser para atendimentos de urgência e emergência esse é um meio de dar continuidade ao tratamento que é iniciado na UPA. “Com a secretaria oferecendo o serviço especializado e tratando com qualidade nossos pacientes diminui nossa demanda de atendimentos de pacientes recorrentes com doenças crônicas”, concluiu.
O setor de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), conta com uma equipe formada por psicólogos, nutricionista, pneumologista, endocrinologista, além de um pediatra nutrólogo, especialista em obesidade infantil.
Qualquer dúvida ou informação podem ser feira através do telefone 24 33233505.
Comentários