Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Angra assume Ciência e Tecnologia
O setor de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Angra, que antes pertencia à Educação, agora integra a Secretaria de Desenvolvimento Econômico. A mudança foi decretada em 24 de julho e passou a vigorar neste mês, com o objetivo de ampliar a concepção sobre a área. Mesmo com a mudança, os projetos pedagógicos de Ciência e Tecnologia na Secretaria de Educação serão mantidos.
A transferência do setor de Ciência e Tecnologia já havia sido pensada após a realização de um estudo que analisou 35 parques tecnológicos no Brasil e outros oito ao redor do mundo. Os parques são áreas que reúnem empresas, instituições de ensino, incubadoras de negócios, centros de pesquisa e laboratórios, criando um ambiente favorável à inovação tecnológica. A intenção da Prefeitura é criar um parque tecnológico no município que, de maneira estratégica, colabore com o desenvolvimento urbano, social e econômico da população. Para isso, um estudo de viabilidade técnica e financeira está sendo realizado.
A existência de um parque tecnológico em Angra dos Reis pode atrair novos investimentos para Angra dos Reis que, tendencialmente, deve explorar seu potencial náutico e de petróleo e gás.
- O futuro é cada vez mais hoje. Todo dia, uma invenção nova na área de tecnologia vai modificando comportamentos empresariais e pessoais. Os empregos mudam seus requisitos, exigindo uma mão de obra cada vez mais qualificada. Várias cidades do Brasil, de maneiras diferentes, têm investido em tecnologia. As prefeituras têm investido em Parques tecnológicos e Angra não pode ficar para trás sob pena de perder o jato supersônico da história. Em breve, inauguraremos um espaço tecnológico para jovens exercitarem suas ideias, seja num aplicativo ou num projeto mais sofisticado. E, mais adiante, em parceria com o Sebrae e a Firjan, será construído uma incubadora de base tecnológica em dois prédios junto ao Cederj, em Jacuecanga – explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, João Carlos Rabello.
Comentários