02 dezembro, 2016
Comentários

Secretaria de Saúde de VR realiza hoje o Dia D de Mobilização Nacional para Combate a Dengue

Agentes da Vigilância Ambiental estarão envolvidos em diversas ações de educação preventiva

A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS/VR) realiza nesta sexta-feira (dia 2), o Dia D de Mobilização Nacional para Combate a Dengue, quando agentes de endemias da Vigilância Ambiental da SMS/VR, estarão envolvidos em diversas ações de educação preventiva, orientando sobre a importância de se eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, que também transmite chikungunya e o vírus zika.
As ações este ano, segundo orientações do Ministério da Saúde, terão como objetivo principal a eliminação de possíveis criadouros do mosquito em prédios públicos, entre eles, as Unidades de Saúde e Unidades Básicas de Saúde da Família. Os agentes se dedicarão ainda a atividades educativas em salas de espera, com a finalidade de reforçar junto à população a necessidade de manter as ações de combate ao Aedes aegypti.
Com a chegada do calor e, especialmente, as chuvas, período propício a maior reprodução do mosquito, a Vigilância Ambiental voltará a convidar a população à aderir a Campanha 10 Minutos contra a Dengue, quando moradores são orientados a destinar parte desse tempo na limpeza e remoção de utensílios que podem se tornar criadouros do mosquito em residências.
Além disso agentes de endemias concentram as atividades no bairro Mariana Torres, para eliminação dos criadouros do Aedes aegypti naquela localidade, apontada como uma das regiões no município com maior índice de infestação do mosquito, segundo o último levantamento (LIRAa).
“O cuidado tem que começar dentro da nossa casa, onde precisamos zelar deste espaço com muita atenção, adotando medidas simples, como identificar e eliminar objetos que possam acumular água, vindo a se transformar em criadouro do Aedes aegypti”, ressaltou a secretária municipal de Saúde, Marta Magalhães, lembrando que a principal ação para prevenção dessas doenças é evitar o nascimento do Aedes aegypti.
NÚMEROS – Dados do Setor de Epidemiologia da SMS/VR apontam que, entre janeiro a novembro deste ano, o município registrou 3.823 casos notificados, sendo 466 confirmados e um óbito. Embora este número seja inferior aos dados registrados no mesmo período, do ano passado, quando foram notificados 4011 casos de dengue, sendo 1176, confirmados para a doença, as ações da SMS não param.
Assim como números de pessoas infectadas pelo mosquito são acompanhados de perto pela SMS/VR, a Vigilância Ambiental, tem como apoio na luta contra a dengue dados apresentados pelo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti), realizados há cada trimestre, e que em outubro deste ano atingiu índice de 0,8% - considerado de Baixo Risco pelo Ministério da Saúde.

Comentários