09 agosto, 2016
Comentários

Secretaria de Saúde de VR realiza Seminário Regional da Semana Mundial da Amamentação

Evento será nesta quinta-feira (dia 11), de 14h as 17h, no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo Di Biase)

A programação de atividades da Semana Mundial De Amamentação, que este ano traz o slogan "Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável", comemorada pela Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda (SMS-VR) será encerrada nesta quinta-feira (dia 11) com o Seminário Regional Comemorativo da Semana Mundial da Amamentação 2016, que será realizado no auditório do UGB (Centro Universitário Geraldo DiBiase), no bairro Aterrado, de 14h as 17 h.
O tema principal deste evento será “Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável. Na mesa temática, o primeiro tema abordado será o “Cenário Atual do Aleitamento Materno no Município de Volta Redonda”, apresentado pela enfermeira Gina Ferreira dos Santos de Moraes, coordenadora da Área Técnica Saúde da Criança e Adolescente da SMS.
Outro tema será “SMAM 2016 - Amamentação: Uma chave para o Desenvolvimento Sustentável”, apresentado por Rosane Siqueira Vasconcellos Pereira, Apoiadora do Ministério da Saúde. O seminário debate ainda a Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil (EAAB), com a apresentação feita por Márcia Regina Mazalotti Teixeira, da Área Técnica de Alimentação e Nutrição da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro (SES-RJ).
O “Uso de Fórmulas Infantis X Aleitamento Materno na UTI Neonatal” é outro assunto a ser abordado neste seminário, com a apresentação de Maria da Conceição Monteiro Salomão, que é membro do Grupo Técnico Interinstitucional de Aleitamento Materno (SES-RJ) e de Margareth Magalhães, técnica da Equipe Aleitamento Materno (SES-RJ).

DESENVOLVIMENTO - Os objetivos de Desenvolvimento do Milênio propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas) apresentam orientações para agendas de desenvolvimento nos próximos 15 anos, onde constam 17 metas que se aplicam a todos os países, abrangendo questões amplas como as alterações climáticas e a redução da pobreza, mas também questões sobre como acabar com a fome e melhorar a sub e sobre nutrição (desnutrição e obesidade).
Mecanismos para garantir uma vida saudável e promover o bem-estar, além de critérios para assegurar uma educação equitativa, também são citados no documento, que também ressalta ainda meios de garantia de uma produção agrícola e um consumo sustentável. E para reforçar estas ações o Movimento da Amamentação tem as seguintes metas a serem alcançadas: Informar como se relacionam a amamentação e a alimentação complementar; ancorar a amamentação como um componente-chave do desenvolvimento sustentável; promover ações em todos os níveis sobre a amamentação e alimentação complementar saudável na nova era do Desenvolvimento Sustentável, além de envolver e colaborar com uma ampla gama de atores em torno da promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno.

Comentários