09 outubro, 2015
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Secretaria Municipal de Obras de Volta Redonda intensifica operação tapa buracos

Desde o início do ano, SMO já recebeu mais de 2.950 solicitações de manutenção; população pode colaborar com informações
       
O secretário municipal de Obras de Volta Redonda, José de Alencar, informou que duas equipes da Secretaria Municipal de Obras (SMO) estão trabalhando na operação tapa buracos nas ruas de Volta Redonda. Segundo Alencar, nos últimos dias o serviço foi realizado nos bairros Água Limpa, Laranjal e Vila Santa Cecília e Santo Agostinho. O secretário apontou que o trabalho de manutenção é permanente, ressaltando que a SMO recebe as informações sobre os buracos por diversos meios, seja por solicitação da população, ou por informações repassadas por funcionários de campo de outras secretarias e autarquias da Prefeitura Municipal de Volta Redonda (PMVR).
“O atendimento é feito através dos comunicados diversos que recebemos, por isso é importante que a população nos ligue e informe onde estão os buracos. Os funcionários de outras secretarias, os vereadores, as associações de moradores tem nos ajudado muito neste trabalho de informação, que pode ser feita pessoalmente na sede da SMO (Rua Pitágoras, nº59, bairro Retiro), por telefone (0800 7021 156), e-mail (smo@epdvr.com.br), ou através do Portalvr.com (156 online)”, enfatizou.
        O secretário afirmou que, além do trabalho feito nas vias principais da cidade e nas ruas dos bairros, como Volta Redonda está no encontro de duas das rodovias mais movimentadas do Brasil – Via Dutra e BR-393 (Lúcio Meira) – inclusive com um trecho urbano desta última, alguns pontos sofrem com maior desgaste por causa do tráfego intenso, com veículos pesados, como trechos da Ponte Alta, da 207, e no Jardim Amália, que ganham maior atenção na manutenção. “Além disso, Volta Redonda é a cidade que tem o maior número de veículos por habitante na região. Estamos priorizando também a manutenção nos corredores das linhas de ônibus nos bairros”, afirmou Alencar.
PEDIDOS – De acordo com um levantamento feito pela SMO, desde o início do ano foram abertas 2.955 solicitações de serviços, incluindo neste número a limpeza e desobstrução de bueiros (bocas de lobo). A média é de 328 pedidos mensais, com 10,9 autorizações diárias de serviços. A SMO utiliza cerca de 290 toneladas de massa asfáltica por mês para realizar os serviços.
        O secretário de Obras afirmou que para tapar os buracos no asfalto - causados principalmente no período chuvoso - são utilizados três tipos de material: PMF, asfalto Pré-Misturado a Frio, que pode ser produzido na própria usina de asfalto da SMO, sendo usado em locais onde o fluxo de veículos é mais leve, e os buracos são menores; o CBUQ (Concreto Betuminoso Usinado a Quente), usado em locais onde o trânsito é mais intenso e pesado, e que impermeabiliza o solo, evitando a infiltração das chuvas; e o asfalto comprado em sacos de 20 kg, que pode ser armazenado por um período de 4 a 6 meses e ser aplicado inclusive sob chuva.
“Esse asfalto tem uma composição diferenciada dos outros, com possibilidade de armazenamento – os outros têm que ser feitos pouco antes de serem utilizados. Desde o ano passado estamos trabalhando com esse asfalto, que pode inclusive ser aplicado em áreas molhadas, por isso é bom para ser utilizado no período de chuvas”, explicou Alencar, que ressaltou: “A pavimentação não é somente massa asfáltica, temos uma grande parte das ruas que usam intertravados de concreto e até paralelepípedos, onde o trabalho de manutenção é feito manualmente, e por isto mais demorado”.
Nas operações tapa buracos são utilizados uma retro escavadeira, máquina de corte de asfalto, dois rolos pequenos e dois rolos grandes, caminhão basculante, e caminhão de apoio, que transporta a máquina de corte.

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