Secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa apresenta balanço da pasta
"Antônio César e Silva, o Tuca, falou das ações dos últimos dois anos e também sobre a 17ª edição da Flumisul
O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, Antônio César e Silva, o Tuca, apresentou um balanço das ações da secretaria nos últimos dois anos e falou sobre as metas para os próximos compromissos.
No primeiro ano de mandato, já com algumas diretrizes desenhadas, Tuca colocou toda a máquina da secretaria para repensar o desenvolvimento econômico do município, de forma que Barra Mansa pudesse estar preparada para a atração de novos investimentos. Vários estudos foram efetuados e transformados em ações estruturantes que ao longo do tempo pudessem atender a todos os seguimentos empresariais dispostos a investir e se instalar na cidade.
A criação da BM Investe (Companhia Municipal de Desenvolvimento Econômico de Barra Mansa) foi o projeto desenvolvido para dar sustentabilidade às ações desenvolvimentistas previstas. Criada como empresa de economia mista, o secretário explicou que o órgão já está em operação e iniciou processo de incorporação ao seu patrimônio dos imóveis do antigo Instituto Progresso e da área da antiga Edimetal. ""Recebemos cartas- consulta de empresas interessadas em se instalar no município e essas áreas serão disponibilizadas. Os documentos estão sendo avaliados pela equipe da BM Investe e acredito que em breve vamos ter boas notícias"", afirmou Tuca.""
A antiga Edimetal está sendo projetada para receber de pequenas a grandes empresas e o prédio do antigo Instituto Progresso preparado para se tornar um centro empresarial.
Ele explicou ainda que a ZEN (Zona Especial de Negócios) e o terreno da antiga Edimetal, ambos localizados às margens da Via Dutra, foram transformados em Distritos Industriais para possibilitar a inserção dos mesmos na lei estadual 6979/2015, que versa sobre a Política de Recuperação Industrial Regionalizada. ""Nosso objetivo é incluir os dois distritos no programa de diferimento de ICMS, com alíquota de 2%, mas para isso é necessário apoio das entidades empresariais de Barra Mansa em ações junto ao governador e aos deputados estaduais. Em relação a ZEN ainda estamos tentando captar recursos na ordem de R$ 6,5 milhões para realizar a obra de acesso ao local. A ANTT já aprovou o projeto executivo da obra, mas o município não tem recursos próprios para bancar esse investimento"".
Sobre o terreno da antiga Edimetal, o secretário informou ainda que está negociando com uma empresa interessada em operar o ramal ferroviário desse distrito industrial. Essa empresa funcionará como uma espécie de “âncora” para atrair empresas que necessitam desse modal.
Desde sua posse, Tuca vem trabalhando para a transformação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com a inclusão das atividades de tecnologia e inovação, com o objetivo de trazer para o município novas perspectivas de fortalecimento do patrimônio científico e tecnológico. Além disso, a Secretaria pretende possibilitar a criação de convênios ou outros instrumentos com entidades públicas e privadas, nacionais e estrangeiras no intuito de promover e apoiar ações e atividades de incentivo à pesquisa científica, à criação de tecnologia adequada à região e ao ensino técnico, tecnológico e profissionalizante, visando ao desenvolvimento local sustentado e com inclusão social.
Em outra ação de grande relevância para a cidade, Tuca buscou o apoio dos vários organismos representativos da comunidade local na elaboração de um documento, já protocolado na Câmara dos Deputados em Brasília, solicitando que o município seja recompensado com royalties do minério ou compensação financeira pelas paralisações diárias oriundas do transporte de minério que há anos prejudica a cidade.
A criação do CATEI – Centro de Atendimento ao Trabalhador e ao Empreendedor Individual -- colocou o município como um dos destaques do Prêmio Prefeito Empreendedor do SEBRAE nacional, sendo finalista na etapa estadual. O CATEI está apto a atender o microempreendedor individual em todas as suas necessidades, sendo pioneiro no Brasil na disponibilização do Alvará Instantâneo para os MEI (Micro Empreendedor Individual) com atividades de baixo risco.
Tuca tem procurado a parceria de instituições representativas do município no seu envolvimento em diversas ações desenvolvidas. Para mostrar transparência e comprometimento com o andamento dessas ações da pasta, o secretário mantém um diálogo constante com os seguimentos organizados da cidade e da região, como a Aciap (Associação Comercial Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviço) e a Firjan – Sul Fluminense.
Em outra frente, a CDL BM (Câmara dos Dirigentes Lojistas de Barra Mansa) vem participando ativamente como apoiadora da Flumisul, com a organização da semana da moda, evento que ocorre durante a feira. Nesta 17ª edição, a Flumisul, na busca da melhoria contínua, vem com uma proposta de segmentação dos espaços, atraindo novos expositores, além daqueles já tradicionais e buscando o verdadeiro conceito de Feira de Negócios.
Em parceria com a Firjan, através de seu presidente regional Edvaldo Xavier, o Fafal, foi incluído na Flumisul um importante segmento econômico da região, que é o setor de Metalomecânica, que trará pessoas renomadas no meio empresarial para proferir palestras durante todo o evento.
Sobre fazer uma feira de alto nível em tempos de crise, Tuca revelou que Barra Mansa está na rota do desenvolvimento. “Com certeza, apesar do cenário pessimista que a sociedade brasileira vem vivenciando, teremos a oportunidade de fazer uma grande feira de negócios, colocando Barra Mansa na rota do crescimento sustentável”, finalizou.
"
Comentários