Secretário de Saúde participa de sabatina dos vereadores de Porto Real
Com o plenário lotado, o secretário de saúde de Porto Real, Ricardo Ibrahim, compareceu à sessão de quarta-feira, 23, na Câmara de Vereadores para prestar esclarecimentos quanto à administração da saúde pública do município. Na sabatina, foram tratados assuntos como o orçamento da saúde municipal, licitações, entre outros. Na ocasião ainda foi divulgado que na próxima terça-feira, 29, às 11hs, haverá uma audiência pública na Câmara para apresentar o relatório do 2º quadrimestre da Secretária de Saúde.
Um dos assuntos tratados na sabatina, levantado pelo vereador Elias Vargas, foi sobre a demora para a marcação de exames e consultas.
“Muitos munícipes não procuram pedindo ajuda. O que chega até nós é que não está havendo marcação de exames e quando tem estas demoram”, questionou o vereador.
“De fato isso vem acontecendo. Mas, nossa intenção é ter apenas uma empresa que atenda todo o contrato, o que vai facilitar a vida dos pacientes. Isso é extremamente difícil. As empresas não se interessam. Estamos aguardando uma 3ª empresa pra realizar licitação para essa demanda. No entanto, todas as emergências de alta complexidade estão sendo atendidas. Recebemos uma emenda de R$850 mil e esta verba está guardada para este serviço”, declarou o secretário que ainda acrescentou que Porto Real possui aparelhos de eletrocardiograma que municípios vizinhos não possuem.
Outra dúvida, levantada pela vereadora Bianca Sampaio, foi quanto a Farmácia Municipal de Porto Real. “Às vezes, munícipes questionam nós vereadores sobre a ausência de medicamentos. Como funciona isso?”
E, segundo o secretario Ricardo Ibrahim, Porto Real oferece medicamentos além dos itens indispensáveis.
“A farmácia básica nos obriga a oferecer 60 itens. Porto Real, se não me engano, oferece cerca de 200. Não está faltando medicamento no hospital”, disse.
Outro assunto, dessa vez questionado pelo Paulo César, foi sobre o quadro médico.
“Sabemos que muitos dos médicos são contratos e estes estão com o contrato por vencer. Como será o procedimento para que nossos munícipes não sejam prejudicados?” questionou o vereador.
Segundo o secretário Ricardo Ibrahim, um concurso público está sendo articulado para atender a demanda.
“Atualmente, temos 15 médicos que estão com seus contratos por vencer e outros que vencerão apenas no final de 2015. Vamos realizar concurso público para efetivar nossos profissionais de saúde, mas antes disso, para não termos ausências no quadro, estamos estudando a possibilidade de prorrogação desses contratos que estão por vencer”, explicou o secretário, que ainda acrescentou que não há ausência de médicos e especialistas tanto no hospital como nos pronto-atendimentos da cidade.
No final da sabatina, a vereadora Roberta dos Santos Rosário, solicitou ao secretário Ricardo Ibrahim que fosse feita manutenção nas vans que transportam pacientes para tratamento em outros municípios. E, segundo, o secretário, o mesmo está sendo providenciado, assim como a manutenção das bicicletas dos funcionários do PSF.
Comentários