29 março, 2016
Comentários

Secretários de Resende participam de oficina sobre a elaboração do Plano Municipal de Combate ao Vetor

Objetivo é identificar a responsabilidade dos órgãos públicos no combate ao mosquito

Com o objetivo de integrar ainda mais o combate ao mosquito Aedes aegypti no município, secretários e superintendentes municipais de Resende participaram na tarde de segunda-feira, dia 28 de março, de uma das Oficinas Municipais Intersetoriais da Região do Médio Paraíba, promovida pelo Núcleo Descentralizado de Vigilância de Saúde (NDVS), órgão baseado em Volta Redonda e vinculado à Secretaria de Estado de Saúde.

A finalidade das oficinas é introduzir aos principais órgãos públicos da região a criação dos Planos Municipais de Combate ao Vetor da dengue, zika e chikungunya, já aprovada em reunião prévia realizada com prefeitos e secretários municipais.

Segundo o Núcleo, a ideia dos planos municipais surgiu a partir do diagnóstico de que apenas as políticas públicas de saúde são não eficazes o suficiente para controlar a proliferação do mosquito, sendo necessário, assim, envolver todas as pastas para uma ação intersetorial mais abrangente e funcional.

- Costumamos dizer que o vetor e as doenças transmitidas por ele não são problemas da saúde, e sim de saúde, o que torna a responsabilidade de todos. Queremos, com o plano, identificar a responsabilidade de cada setor público e propiciar a organização necessária para atender as situações relacionadas a essa questão – explicou Jussara Figueira de Medeiros, coordenadora de um dos Grupos de Trabalho (GT) do NDVS.

De acordo com a secretária municipal de Governo e presidente do Comitê de Combate à Dengue de Resende, Christiane Villar Gobbi, a proposta do plano vai ao encontro das medidas que já são tomadas pela Prefeitura e que envolvem várias áreas da administração municipal.

- Além das operações especiais de fiscalização que estamos executando em locais como ferros velhos e galpões de reciclagem, que reúnem, por exemplo, as secretarias de Saúde e Governo, a Fiscalização de Posturas e a Agência de Meio Ambiente, também há as iniciativas promovidas pela Educação, como a conscientização dos alunos da rede municipal e a realização de passeatas, entre outras ações - enumerou a secretária.

Durante a atividade, a equipe do NDVS divulgou o calendário proposto para a elaboração do plano. Ficou decidido que em maio será realizada uma reunião para a organização e confecção do documento, e em junho as ideias enviadas pela Prefeitura serão avaliadas, com possibilidade de readequação de eventuais pontos durante o mês de julho. Sendo concluído, o plano deverá ser posto em prática imediatamente.

Comentários