Image
22 janeiro, 2019
Comentários

Seguindo o código ambiental, Quatis retoma manutenção em árvores

    A Secretaria Municipal de Meio Ambiente confirmou para esta terça-feira, dia 22, a partir das 8 horas, a continuidade do serviço de manutenção da arborização urbana da cidade. O trabalho terá prosseguimento pela Praça dos Expedicionários, onde fica a banca de jornal do Município, no Centro de Quatis.

Na semana passada, respaldados por uma vistoria realizada pelos técnicos da Secretaria de Meio Ambiente, funcionários da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos cortaram uma árvore cujas condições atuais estavam colocando em risco a segurança da população que passa pelo local. As duas secretarias (Meio Ambiente e Obras) atuam conjuntamente na manutenção das arvores em Quatis.

        A titular da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Edna Azevedo, esclarece que a atual versão do código ambiental do Município, que entrou em vigor na primeira gestão do prefeito Bruno de Souza (2013-2016), prevê a possibilidade de podas ou até mesmo cortes quando os galhos ou as árvores em si estiverem sob ameaça de causar danos à integridade física das pessoas ou ao patrimônio público e particular, como, por exemplo, os veículos que estiverem estacionados na via pública.

Os riscos apresentados pela árvore cortada na semana passada, na Praça dos Expedicionários, tinham sido atestados pela avaliação técnica da Secretaria Municipal de Meio Ambiente:

        - É importante frisar que, para cada árvore cortada com respaldo de técnicos ligados ao meio ambiente, a legislação ambiental estabelece o plantio de duas ou mais mudas de arvores como medida compensatória. Com relação à arvore cortada na semana passada, na Praça dos Expedicionários, os técnicos indicaram o plantio de quatro novas árvores. O serviço de manutenção da arborização urbana é realizado pelo menos duas vezes por ano. Em novembro do ano passado, fizemos os serviços necessários na Praça Teixeira Brandão e no mês seguinte na Praça Getúlio Vargas, a praça da igreja matriz – declarou Édna Azevedo.

No caso das podas de árvores, elas melhoram a copa das árvores, evitam a queda de galhos, deixam as árvores mais frondosas, ajudam a manter o embelezamento da cidade, melhoram o clima, garantem o acesso às calçadas aos moradores e as condições de acessibilidade aos cidadãos com deficiência e evitam que elas alcancem a fiação do sistema de iluminação pública, ajudando dessa maneira a diminuir os riscos de acidentes causados por este tipo de contato.

Comentários