23 fevereiro, 2016
Comentários

Segurança pública é tema de reunião entre diversos órgãos de Resende

Para traçar o plano de trabalho de 2016, o Gabinete de Gestão Integrada de Segurança Pública (GGIM) realizou nesta terça-feira, dia 23, o seu primeiro encontro do ano, no auditório da Prefeitura, no bairro Jardim Jalisco. Na ocasião, os integrantes debateram o tema “Violência e Criminalidade: buscando soluções” e apresentaram as ações implementadas para a área de segurança pública no último trimestre, de novembro de 2015 a janeiro de 2016.
        A Superintendência de Ordem Pública levou ainda para a reunião as demandas levantadas no dia a dia do trabalho que geraram três pautas para este ano: o que fazer com a população em situação de rua que ocupa espaços públicos e privados?, medidas e soluções para fluidez e segurança no trânsito e discussões sobre a temática do “rolezinho” e dos adolescentes fazendo uso de drogas em espaços públicos.
        - Foram percepções feitas através da Central de Monitoramento de Câmeras da Prefeitura, que levamos para os integrantes do Gabinete de Gestão Integrada com o objetivo de levantar a discussão e buscar soluções para essas problemáticas. Vamos trabalhar os temas no decorrer do ano – frisou o superintendente de Ordem Pública, Ney Arataú.
O prefeito José Rechuan propôs medidas para coibir a venda de bebida alcoólica próximo a postos de gasolina, bem como intensificar a fiscalização de venda de bebida para menores. Ele apresentou também a proposta de estender as catracas eletrônicas e detectores de metais que funcionam nas escolas municipais para as escolas estaduais.
O prefeito informou ainda que tem uma reunião nesta quinta-feira, dia 25, com o secretário estadual de Obras, José Iran Peixoto Júnior, para tratar da construção de um posto da Polícia Rodoviária Federal em Engenheiro Passos ou próximo ao Acesso Oeste, uma das solicitações apresentadas durante o encontro por representantes da PRF.
No balanço das ações implementadas na área da segurança, da parte da Prefeitura, a Superintendência Municipal de Ordem Pública destacou a reformulação do sistema de monitoramento de câmeras. O investimento envolveu a instalação de cinco Postos Avançados de Monitoramento fixos conhecidos como Olho Vivo e um móvel, totalizando 35 câmeras, além de mais 33 câmeras avulsas espalhadas em pontos estratégicos da cidade.
        Para o futuro, o superintendente anunciou o projeto de reunir na Central de Monitoramento, além da guarda municipal que atua hoje em dia, a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Central de Ambulâncias, entre outros órgãos.
Em relação à população de rua, o secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Alfredo de Oliveira, apresentou todos os serviços oferecidos pela secretaria para essas pessoas, como o Centro POP (Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua), que realiza o atendimento diurno, e a República, onde eles podem dormir, e o Serviço de Abordagem Social.
- Hoje trabalhamos no acolhimento, recuperação de vínculos e redução de danos. Esperamos também ampliar os atendimentos com a implantação de um albergue, que vai funcionar no bairro Vicentina – explicou o secretário.
Outro assunto debatido no encontro foi a concentração de adolescentes próximo ao Resende Shopping, que teriam marcado pela internet um “rolezinho”, para causar tumulto dentro do estabelecimento. No dia, Polícia Militar, Superintendência de Ordem Pública, Guarda Municipal e Conselho Tutelar, com apoio da Vara da Infância e Adolescência e da Polícia Civil realizaram um patrulhamento no local e conseguiram dispersar os grupos.
- A presença dos órgãos de segurança foi suficiente para inibir a ação. Por isso é importante essa união, onde todos possam dialogar. Inclusive vamos desenvolver um projeto, junto com os órgãos municipais, para diminuir a participação de menores em crimes e delitos, começando por combater a evasão escolar – disse o promotor da Vara de Infância e Adolescência, Afonso Henrique Pereira.
        A reunião do Gabinete de Gestão Integrada acontece trimestralmente. Estiveram presentes também no encontro o juiz diretor do Fórum, Marvin Ramos, o comandante do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Resende, Marco Aurélio de Queiroz, representantes das Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal e do Conselho Tutelar, a presidente da Câmara de Vereadores, Soraia Balieiro, além de superintendentes e secretários municipais.

CAPACITAÇÃO – Resende sedia também nesta terça-feira a oficina de formação sobre a metodologia do “Guia de Prevenção da Violência Letal Contra Adolescentes e Jovens”, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Segurança, por meio da Cooperação Técnica com os Municípios Fluminenses, junto com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em parceria com o Observatório de Favelas (organização da sociedade civil de pesquisa).
        A formação acontece no auditório da Prefeitura, das 13 às 18 horas, e reúne cerca de 40 gestores públicos de 13 municípios da região. Esse Guia, que já existe no estado, tem a finalidade de auxiliar os gestores dos municípios na elaboração de políticas públicas voltadas para a redução da violência, começando pela elaboração de um diagnóstico local, até a formulação, monitoramento e avaliação das ações de prevenção. A intenção é que os municípios criem seus próprios guias a partir dessa formação.

Comentários