16 novembro, 2015
Comentários

Semana da Consciência Negra tem exposição e missa inculturada em Resende

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Relações Comunitárias e Cidadania e da Coordenadoria Municipal de Promoção da Igualdade Racial, abre nesta segunda-feira, dia 16 de novembro, a Semana da Consciência Negra, que segue até sexta-feira, dia 20, Dia da Consciência Negra, com várias atividades.
Abrindo as festividades, o artista plástico Claudio Araújo realiza exposição de telas e esculturas na segunda-feira, às 19 horas, na AEDB (Associação Educacional Dom Bosco), com o tema “Cultura negra é arte”. Dando prosseguimento, na terça-feira, dia 17, às 14 horas, tem roda de conversa com jovens do Programa Estação Juventude, na Casa dos Conselhos, com o tema “História e juventude negra”. Na quinta-feira, dia 19, às 10 horas, a exposição de Claudio Araújo estará na Praça da Concórdia, no Centro; e encerrando a semana, na sexta, 20, tem Missa Inculturada – uma missa com elementos da cultura afro - na Matriz de Nossa Senhora da Conceição, às 10h.
Na quarta-feira, dia 18, haverá uma programação especial, a partir das 19 horas, no Espaço Z. É a entrega de homenagens aos “Promotores da Igualdade Racial”, dez pessoas que contribuem de várias formas para a promoção da igualdade. Eles receberão o certificado Lélia Gonzáles, cujo nome presta homenagem à professora da rede pública do Rio de Janeiro, doutora em antropologia política que morreu em 1994 deixando um grande legado como ativista do movimento negro.
- Dez pessoas serão homenageadas, entre elas o psicólogo Bruno Marcato, autor de vários projetos de promoção da igualdade racial; o pastor Jailson, que é ativista do movimento contra a intolerância religiosa; e Iara Petrílio, que compõe o Conselho de Ordem Pública e organizou várias oficinas com a temática racial na cidade - explicou a coordenadora de Promoção da Igualdade Racial, Sônia Maria de Freitas.

Comentários