Image
23 outubro, 2018
Comentários

Semana do Cadastro Único pretende atender mil moradores em BM

Ação será realizada entre os dias 5 e 9 de novembro na sede da Secretaria de Assistência Social; pessoas com renda familiar de até três salários mínimos poderão se inscrever nos programas sociais do Governo Federal



A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa (SMASDH) realiza em novembro a primeira edição da Semana do Cadastro Único com o objetivo de cadastrar pessoas com renda familiar até três salários mínimos nos programas sociais do Governo Federal. A ação acontece entre os dias 5 e 9 de novembro na sede da SMASDH, situada à Rua Oscar da Silva Marins, 252, Centro, de 8 às 15 horas.

Segundo a secretária de Assistência Social, Ruth Coutinho, o objetivo da iniciativa é garantir que todas as pessoas que têm direito venham receber os benefícios socioassistenciais. “Nosso intuito é que eles se cadastrem, pois muitas pessoas por desinformação ou outro motivo não sabem que têm direito aos programas sociais do Governo Federal”, afirmou.

As pessoas poderão se inscrever no CadÚnico, ferramenta que dá acesso a mais de 20 programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, ID Jovem, Carteira do Idoso, Isenção de Concurso Público e Tarifa Social de Energia Elétrica, além do BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada) para idosos e deficientes, e muitos outros. A Seja Digital, entidade não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o digital da televisão aberta no Brasil, também estará no local cadastrando e agendando a retirada do kit digital.

Para se cadastrar, os interessados devem estar munidos de originais e cópias dos documentos de todos os moradores da casa independente do parentesco: comprovante de residência, certidão de nascimento ou casamento, carteira de trabalho, comprovante de renda (aposentadoria, pensão, pensão alimentícia, BPC/LOAS), seguro desemprego ou contracheque, declaração escolar (até 17 anos) e cartão de vacina (até 7 anos). É indispensável o RG, CPF e título eleitoral.

A coordenadora do CadÚnico, Celina Porte, destaca que o atendimento será por ordem de chegada, mas que, com toda a documentação necessária em mãos, a conclusão do cadastro será rápida. “Cerca de 20 profissionais estarão à disposição para o atendimento ao morador. Nossa previsão é que 200 pessoas sejam cadastradas por dia, totalizando uma média de mil cadastros durante a semana”, completou, ressaltando que caso o morador tenha atendimento agendado no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) para data depois do evento, ele poderá antecipar o serviço para a Semana do Cadastro Único.

Comentários