Semana do MEI em Barra Mansa realiza mais de 250 atendimentos
Município possui mais de 6,7 mil microempreendedores individuais ativos
A Semana do MEI (Micro Empreendedor Individual) em Barra Mansa proporcionou aos empreendedores diversos serviços de regularização. Realizado de terça a sexta-feira, 15 a 18 de maio, o stand montado na Estação da Gare, no Centro, realizou mais de 250 atendimentos. O evento é idealizado pelo Sebrae e tem o apoio da prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação.
Segundo o gerente de Comércio, Serviço, Tecnologia e Inovação, Carlos Alessandro Barbosa, durante a semana, foi realizado um Mutirão de Regularização com emissão de Documento de Arrecadação do Simples Nacional, declaração anual, parcelamento de débito e microcrédito e outros serviços. “A Semana do MEI é uma ótima oportunidade que o empreendedor tem de sanar suas dúvidas em relação ao seu negócio e se regularizar. Ainda são muitos os microempreendedores individuais inadimplentes. Por isso, esse momento é tão importante”.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, novas ações serão iniciadas no setor como uma parceria com a AgeRio (Agência Estadual de Fomento) para a concessão de crédito para micro e pequenos empreendedores residentes em Barra Mansa.
BALANÇO SEMANAL
A analista do Sebrae, Nathalia Correa, destacou que o número de atendimento revelou a necessidade de eventos como esse que permitem o microempreendedor resolver todas as questões num só lugar. “A Semana do MEI reúne num só local os atendimentos da prefeitura, Sebrae e INSS. O microempresário não precisa ficar se deslocando pela cidade. Por isso, a procura é grande nessa época”, explicou.
Segundo ela, Barra Mansa possui mais de 8 mil MEI’s cadastrados, desse número, a secretaria de Desenvolvimento Econômico contabiliza mais de 6,7 mil microempreendedores ativos, a maioria nos setores de prestação de serviços, alimentos, cabeleireiros e venda de roupas e acessórios. Para Nathalia Correa, esse número elevado é devido à crise econômica que mesmo demitindo, impulsionou a abertura de negócios individuais. “Muitas pessoas ficaram desempregadas nos últimos anos, isso, de alguma forma, ajudou na abertura de MEI’s. Outro fator é a facilidade, não é um sistema burocrático e pode ser acompanhado pela internet”.
No município, para abrir um MEI, o morador precisa se dirigir à Sala do Empreendedor no CATEI (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual), localizado no térreo da prefeitura de Barra Mansa munido de original e cópias dos seguintes documentos: RG, CPF, Título de Eleitor e IPTU do imóvel. No mesmo dia, o contribuinte consegue dar entrada no CNPJ e sendo aprovado, dentro de alguns dias tem o alvará de funcionamento.
Mais informações no Portal do Empreendedor: http://www.portaldoempreendedor.gov.br/
Comentários