Senadores Romário e Álvaro Dias confirmam filiação ao Podemos
Os senadores Romário e Álvaro Dias confirmaram suas respectivas filiações ao Podemos (ex-Partido Trabalhista Nacional, PTN). As filiações ocorrerão no sábado, 1º de julho, no evento de lançamento nacional do partido, que acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Além destes dois senadores, o Podemos receberá a filiação do deputado federal Silas Freire (PI); do ex-senador Osmar Dias (PR); e do ex-prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet.
O Podemos negocia ainda as adesões do governador de Sergipe, Jackson Barreto, e do deputado federal Cabo Sabino (CE). Segundo a presidente nacional do partido, Renata Abreu (SP), “o Podemos está em tratativas com outros dez deputados que esperam a janela de transferência, em março de 2018”.
A proposta do novo partido é reaproximar a política dos interesses e anseios de amplos setores da população, que vem ocupando as ruas desde 2013 para protestar contra a corrupção e a falta de transparência na política e não se sentem representados pelos partidos políticos tradicionais. Assim, o surgimento do Podemos representa muito mais do que a simples mudança de nome de um partido; trata-se da aposta no resgate e na renovação da democracia pela defesa da transparência, do aumento da participação popular e de ações de democracia direta. O partido acredita que é preciso adaptar a prática política às condições de uma sociedade globalizada e conectada, na qual os cidadãos não querem mais ser passivos, mas participar ativamente das decisões.
“O Podemos nasce de uma herança democrática e progressista, o PTN, partido que teve o maior crescimento no país (150%) em número de prefeitos eleitos em 2014, subindo de 12 para 30. Já o número de vereadores saltou de 428 para 764. E o número de deputados federais subiu de três para 13”, diz a deputada Renata Abreu.
Comentários