Image
04 setembro, 2018
Comentários

Setembro Amarelo: Saúde de BM intensifica ações de prevenção ao suicídio

A Secretaria de Saúde de Barra Mansa, por meio do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), está intensificando neste mês, a realização de atividades de prevenção ao suicídio. A iniciativa faz parte do movimento mundial conhecido como 'Setembro Amarelo', e visa mobilizar equipes da área da saúde e da educação para um olhar mais atento sobre a situação, em decorrência do crescente número de casos no país, algo em torno de 30 ocorrências por dia.



Para se ter ideia da importância da prevenção, o suicídio já é considerado a quarta maior causa de morte no país e poderia ser evitado se os sinais das vítimas não fossem banalizados. É o que detalha o coordenador do Nasf, Wesley Abel Mariano. “Existem muitos mitos que precisam ser quebrados. Um deles diz respeito àquela pessoa que anuncia que vai se matar. Quem escuta, não acredita. Porém, os dados têm demonstrado que quem diz que vai cometer o suicídio, realmente tira a sua própria vida. É apenas uma questão de tempo”, revelou.



Wesley explicou que alguns problemas de saúde podem levar ao suicídio, como a ansiedade, depressão, esquizofrenia e transtorno bipolar. O uso de álcool e outras drogas é outro fator desencadeador desse processo. “Mas isso não quer dizer que quem tem transtorno vai se matar. Essa é uma condição necessária para o suicídio, mas não suficiente. Além desse quadro, algumas pessoas somatizam os efeitos negativos adquiridos ao longo da vida, como situações de violência e abandono. Estudos indicam que 84% dos transtornos emocionais têm origem nas escolas, através do bullying e da discriminação social. Com base nessas informações, vamos desenvolver um planejamento estratégico anual, integrando as redes de saúde e educação, com foco na prevenção ao suicídio. Nossa meta é envolver os profissionais das 42 Unidades de Saúde e as 67 Unidades Escolares”, detalhou o coordenador.



Na próxima quinta-feira (06), será realizado um encontro com diretores e orientadores educacionais, para debater o assunto. A reunião acontecerá em dois horários, de 8 às 11 horas, e de 13 às 17 horas, no Asilo das Órfãs, no Centro. Psicólogos e assistentes sociais das USF (Unidades de Saúde da Família) já discutiram a questão.



Dez sinais de que no suicídio quem fala, também faz:



1 - DESESPERO

2 - INTENSIDADE DE PENSAMENTOS NEGATIVOS

3 - IMPOTÊNCIA PERANTE A VIDA

4 - ALTERAÇÕES DOS HÁBITOS, COM DESLEIXO TOTAL SOBRE SI MESMO

5 - BAIXA PRODUTIVIDADE

6 - AUTOMUTILAÇÃO E COMPORTAMENTO PERIGOSO

7 - DESPEDIDAS

8 - HISTÓRICO DE SITUAÇÕES GRAVES

9 - MELHORAS REPENTINAS

10 - AVISOS DE SUICÍDIO


Comentários