Image
15 fevereiro, 2016
Comentários

Sindpass protocola solicitação de reajuste tarifário na prefeitura de Barra Mansa

Sindicato garante que com os investimentos realizados e aumento do diesel e insumos, passagem tem que ser fixada em R$ 3,60

O Sindpass (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros) protocolou na prefeitura de Barra Mansa a solicitação para reajuste da tarifa de ônibus. A ação faz parte do procedimento administrativo para o reajuste tarifário anual. De acordo com o sindicato, o novo valor da passagem em Barra Mansa deve ser de R$ 3,60. O novo valor ainda será analisado pela prefeitura e deve entrar em vigor no próximo dia 28 de fevereiro, conforme previsto no edital de Licitação do Transporte Público.

No documento, o Sindpass faz considerações importantes sobre os motivos do reajuste tarifário. “Consideramos, por exemplo, a crise econômica atual, a queda acentuada do número de passageiros transportados, principalmente por conta do desemprego”, pontuou o presidente do sindicato, Paulo Afonso de Paiva Arantes, ressaltando outras questões primordiais que findaram nesse reajuste.

O Sindpass considerou ainda que a expectativa do mercado é que haja mais queda de passageiros ao longo do ano, por conta da crise econômica; que após a licitação, houve implantação de um novo sistema de transporte de passageiros, visando medidas de melhor atendimento à população usuária, o que acarretou em aporte considerável de recursos financeiros; que a inflação tem atingido todos os itens que compõem a planilha de custos de operação, tais como salários, combustível, chassi/carroçaria, pneus, entre outros.

Com o valor do combustível mais elevado e o aumento de insumos, ficou mais caro também o transporte de passageiros. “Há anos, o diesel correspondia a um terço do valor da gasolina e agora os preços estão, praticamente, se igualando. Os aumentos foram muitos e chega uma hora que não há mais possibilidade de não repassar esse custo ao consumidor”, acrescentou o presidente, explicando que o combustível utilizado nos ônibus municipais e intermunicipais é o diesel S-10. “É um combustível que recebe adição de biodiesel e é menos impactante ao meio ambiente. O uso desse combustível é obrigatório e ele é mais caro que o diesel comum”, concluiu.

O Sindpass informou que, de acordo com a fórmula estabelecida no edital de licitação, 18% do valor da passagem são atribuídos pelo combustível, mas que na prática, o gasto com diesel deveria compor 30% da passagem, pois é um valor considerável.

Comentários