07 junho, 2016
Comentários

Sine Resende inseriu cerca de 180 pessoas no mercado de trabalho em 2016

O SINE (Sistema Nacional de Emprego) Resende, gerenciado pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Resende, por intermédio da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda (SMTR), registrou neste ano, no período de janeiro a maio, a captação de 491 vagas de emprego, com a colocação de 179 pessoas no mercado de trabalho.
- Num momento em que o país inteiro vive uma crise econômica, com a queda de postos de emprego, o Sine Resende tem atuado buscando captar vagas juntos às empresas da cidade - disse a coordenadora do posto no município, Claudia Balieiro.
A coordenadora explica que o Sine realiza a intermediação entre o trabalhador e as empresas requisitantes, indicando candidatos para as vagas que são ofertadas frequentemente.
- Nós somos apenas intermediador. Não criamos vagas de emprego. Os empregadores nos procuram, informando o perfil dos candidatos que eles buscam para aquelas vagas que foram disponibilizadas. Nós temos atualmente mais de 40 mil currículos cadastrados em nosso sistema, sendo que muitos desses candidatos já foram encaminhados para vagas - explicou.
Qualquer pessoa pode cadastrar seu currículo no Sine, onde ele informa seus dados profissionais, que são lançados no sistema. Sempre que uma empresa necessita de mão de obra, ela pode recorrer ao Sine e selecionar candidatos entre os currículos cadastrados. Segundo Claudia, diariamente são afixados espelhos com as vagas disponíveis na porta do posto, que devem ser consultadas pelos interessados.
- Nós não temos como ficar ligando para todos os candidatos e informar que surgiu uma vaga com seu perfil. Por isso, é importante que ele passe diariamente no posto, ou telefone, a fim de saber se há alguma vaga em sua área de interesse. Se for o caso, ele é encaminhado para entrevista com o empregador com uma carta de apresentação do Sine - informou a coordenadora, destacando que o posto, que desde 2013 funciona em novas instalações, oferece toda a comodidade e conforto aos candidatos.
Além de atuar no cadastramento de currículos, o Sine também dispõe de espaço para que as empresas possam realizar as entrevistas com os candidatos, como ocorreu nos últimos dias, quando um supermercado atacadista que se instalou em Resende realizou a entrevista com cerca de 100 pessoas e elogiou as acomodações do posto.
Os interessados pelas vagas devem se dirigir ao SINE Resende munidos de currículo atualizado e originais dos seguintes documentos: RG, CPF, Carteira de Trabalho, cartão do PIS e comprovante de residência.
A estrutura do Sine Resende foi destaque no estado. Em visita no mês passado ao município, técnicos do Ministério do Trabalho avaliaram as instalações e o trabalho realizado e classificaram a unidade como modelo de gestão.
Além da qualidade da estrutura do órgão, o secretário municipal de Trabalho e Renda, Lourenço de Souza Filho, acredita que a secretaria conseguiu diversificar os serviços oferecidos no local e beneficiar o emprego e a geração de renda no município.
A secretaria já emitiu este ano, no período de janeiro a maio, 1.460 carteiras de trabalho pelo sistema de inserção de dados digital, segundo informações divulgadas esta semana.
O Sine também dá entrada do seguro-desemprego para trabalhadores demitidos, o que é realizado sem a necessidade de agendamento prévio. O Sine funciona na Rua Gulhot Rodrigues, nº 275, no Campos Elíseos, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30. Mais informações sobre o cadastro no SINE podem ser obtidas pelos telefones: (24) 3381-0441 e 3381-0499.
A Secretaria de Trabalho destaca ainda que o site www.sine.com.br não tem nenhuma relação com as unidades do Sine (Sistema Nacional de Emprego). As vagas disponibilizadas pelo órgão em Resende podem ser consultadas no site da Prefeitura (www. resende.rj.gov.br), na página da Secretaria de Trabalho de Resende no Facebook ou na própria unidade.

Comentários