30 abril, 2019
Comentários

Startup da região Sul Fluminense é selecionada para o BNDES Garagem

Grupo de empresários cria a Previsiown plataforma de solução para o setor automotivo


Startup, diferentemente do que muita gente imagina, não é exclusividade de jovens. Estudo da Fiesp (2018), mostra que 84% das startups brasileiras são de pessoas com mais de 30 anos. Um exemplo de startup criada por um grupo de empreendedores com nível de maturidade empresarial avançado é a Previsiown, plataforma em nuvem com foco no suporte ao desenvolvimento de veículos automotores. Criada por Adolfo Oviedo, Glauco Torres, Ivan Vianna e Victor Gonçalves, a startup foi selecionada para participar do Programa de Aceleração de Startups - BNDES Garagem, na categoria Criação. A Previsiown já tem o MVP (produto mínimo viável) funcional em teste junto a uma multinacional do setor automotivo na região Sul Fluminense e, este ano, terá seu projeto-piloto em teste em veículos no Brasil e no exterior.



Segundo Ivan Vianna, milhares de veículos são convidados anualmente para retornar as concessionárias para solucionar algum tipo de problema – recall. Desta forma, a Previsiown pretende, através do uso de inteligência artificial, reduzir o número de recalls e o gasto no deslocamento da fábrica até a concessionária para solucionar problemas intermitentes, por meio de assistência remota. “O mercado que pretendemos atender no Brasil possui mais de 20 montadoras e centenas de concessionárias. Só na região Sul Fluminense, num raio de 280 quilômetros, está concentrada metade de toda produção automotiva do Brasil”. Vianna também ressalta que: “Utilizamos os sensores presentes nos veículos sem alterar sua engenharia e transformamos o carro em um dispositivo IoT (Internet of Things), além de construir uma base de dados para aplicação de machine learning suportando o desenvolvimento e a aceleração do lançamento desses veículos no mercado.”



A Previsiown buscou no BNDES Garagem o suporte para o desenvolvimento do modelo de negócio e o apoio para abertura de mercado. Este ano, o programa teve mais de 5 mil propostas inscritas e 79 projetos selecionados. Com a proposta de ser um negócio inovador, a Previsiown vai trabalhar durante quatro meses em seu desenvolvimento para ganhar atrair potenciais investidores e clientes. Entre as propostas de valor, a Previsiown oferece a construção de uma base de conhecimento do veículo; a redução da subjetividade do processo de teste; a disponibilidade das informações em tempo real para qualquer localização; maior agilidade na identificação de desvios de qualidade, principalmente, defeitos intermitentes.



A Previsiown conta apoio do Sebrae Rio, da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações (CPqD), além dos programas de desenvolvimento de startup, que são: Amazon Web Service (AWS) Activate e o Google Cloud for Startups.



Programa LIDER

Os empresários Adolfo Oviedo e Ivan Vianna se conheceram durante o Programa LIDER na região do Médio Paraíba. O programa reúne líderes com a missão de pensar o desenvolvimento regional de forma mais sustentável, do ponto de vista econômico e social. Iniciado em outubro de 2017, o LIDER une as lideranças de um determinado território para discutir e planejar a região a longo prazo.



Em 2018, o LIDER lançou um Plano de Ação para a região do Médio Paraíba e seus 12 municípios (Barra do Piraí, Barra Mansa, Itatiaia, Pinheiral, Pirai, Porto Real, Quatis, Resende, Rio Claro, Valença, Vassouras e Volta Redonda), com ações previstas a serem implementadas até 2030. Construído a partir dos quatro eixos: Turismo, Educação, Mobilidade e Tecnologia. Especificamente no eixo Tecnologia, o objetivo estratégico é expandir a capacidade de produção de soluções tecnológicas no Médio Paraíba e entre as ações propostas está a implantação, em 2019, de um Polo Virtual de Tecnologia. Outra ação prevista é fomentar projetos de cooperação para soluções de problemas das empresas, entidades e prefeituras por meio de parcerias com academias locais e internacionais.

Comentários