Image
09 dezembro, 2019
Comentários

Superávit apontado por Tribunal de Contas garante recursos para Quatis

        A constatação de superávit financeiro nas contas da Prefeitura de Quatis, feita mais uma vez na semana passada, pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, tem proporcionado recursos para a realização de novas obras em favor da população. Por superávit financeiro, se entende os recursos financeiros não comprometidos com pagamentos futuros no encerramento do ano, o que permite ao governo da cidade aplicá-los, no exercício seguinte, em outras despesas, mediante aprovação por parte da Câmara Municipal.


        Na semana passada, o TCE concedeu parecer prévio à aprovação da movimentação financeira da administração municipal sobre o exercício de 2018. Segundo o tribunal, nas contas relativas ao ano de 2017, o superávit registrado alcançou o total de R$ 5.481.554,17. Já no ano posterior, isso é, em 2018, o valor subiu para R$ 6.344.507,01.

Para o prefeito Bruno de Souza (MDB), “este resultado positivo tem sido possível, entre outros motivos, à política de contenção de despesas determinada pela administração municipal, a partir de outubro de 2015, quando surgiram os primeiros sinais da atual crise econômica ainda enfrentada pelo país”.

        Bruno ressalta ainda algumas das obras já realizadas ou andamento a partir de 2017 com verbas provenientes de superávit. Uma delas foi o asfaltamento das ruas do Loteamento Céu Azul, na região do Jardim Independência, que era aguardada há mais de dez anos pelos moradores. Foram investidos também recursos desta procedência na reforma e ampliação da unidade básica de saúde do distrito de Falcão, na zona rural; no asfaltamento de ruas do bairro Bondarowsky, na região central do Município; na recuperação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, incluindo as melhorias na estação da Barrinha; no início da construção do almoxarifado central da prefeitura; na operação tapa-buraco realizada em 2018, no Jardim Independência e no Loteamento Santa Bárbara, além da pavimentação do Loteamento São José I, cujas obras vão se iniciar em breve.

        - A nossa prioridade é manter o equilíbrio das contas municipais sem prejudicar os investimentos necessários para assegurar os direitos essenciais que promovam o bem-estar do munícipe. Levando-se em conta os resultados apontados pelo TCE, temos atingindo este objetivo. Isso se chama gestão financeira eficiente. É importante lembrar que estamos em dia com nossas contas, pagando dívidas de governos anteriores e realizando novas obras sem endividar o Município – frisou o prefeito.

Comentários