05 novembro, 2019
Comentários

Testes rápidos de sífilis podem ser feitos semanalmente em Resende

Procedimentos são realizados às terças-feiras, de 8h30 às 11h, na sede do Serviço de Atenção Especializada IST/ HIV/ Hepatites Virais



A Prefeitura de Resende, através da Secretaria de Saúde, promove testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B e C semanalmente, sempre às terças-feiras. Anteriormente, estes procedimentos eram realizados a cada 15 dias. As pessoas interessadas em fazer os testes podem procurar o SAE (Serviço de Atenção Especializada) de 8h30 às 11h, no Posto do Estado, na Rua Dr. João Maia. A unidade funciona para outros serviços de segunda a sexta-feira, de 8h às 16h, e atende pelo telefone: 3354-6752.

Segundo a coordenação do órgão, em Resende a procura dos testes rápidos pela população tem boa demanda. “Muitos munícipes têm procurado o SAE, até mesmo pelo telefone, para saber informações e realização dos testes rápidos”, disse a coordenadora do SAE, Paula Carolina Peixoto. No município, de acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, são realizados mensalmente cerca de 40 testes rápidos das infecções sexualmente transmissíveis.

Os testes duram cerca de 30 minutos, colhendo uma gota de sangue da ponta do dedo. Para realizar o procedimento, não é necessário encaminhamento ou pedido médico. Os interessados devem comparecer ao SAE, apresentando um documento oficial com foto e o cartão do SUS. No entanto, devem ter a partir de 12 anos, morar na região da Agulhas Negras ou ser visitante.

Sífilis

A Sífilis pode ser transmitida através de relações sexuais sem preservativos e também durante a gravidez, de mãe para filho. Na fase avançada, pode ocasionar sintomas graves como: cegueira, paralisia, doença cerebral e problemas cardíacos, até a morte. A infecção também pode ocasionar consequências graves para o bebê vítima de sífilis congênita, como: risco para aborto, parto prematuro e má formação da criança.

Segundo os dados do Ministério da Saúde, as infecções sexualmente transmissíveis podem aumentar até 18 vezes o risco da pessoa ser infectada pelo HIV e têm consequências graves na saúde reprodutiva e infantil, como infertilidade e complicações na gravidez e parto. Caso o tratamento contra a doença seja feito na gestante e no parceiro, de forma correta, o risco de transmissão para o bebê diminui.

A Secretaria Municipal de Saúde destacou a importância destes testes.

- Com a realização destes testes rápidos gratuitos há o diagnóstico precoce, possibilitando a diminuição de transmissão das infecções. Ressaltamos que o tratamento melhora a qualidade de vida e que a Sífilis tem cura - ressaltou o secretário municipal de Saúde, Alexandre Vieira.


Comentários