Image
21 fevereiro, 2018
Comentários

UPA Volta Redonda faz mais de quatro mil atendimentos por mês

Unidade Santo Agostinho garante assistência médica e odontológica 24 horas à população

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Agostinho, que funciona na Rua 1017, nº 660, no Volta Grande II, contabilizou apenas no primeiro mês de 2018, 4,2 mil atendimentos. A unidade oferece assistência médica e odontológica 24 horas à população.

O secretário de saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, ressalta que a UPA Volta Redonda funciona plenamente apesar de não contar mais com a contrapartida mensal do governo do Estado. “Garantimos o atendimento integral à população, utilizando apenas recursos próprios”, ressaltou o secretário.

Ele acrescentou que no final do ano passado, o atendimento odontológico 24 horas, que estava desativado, foi novamente implantado na unidade. “Com o serviço oferecido na UPA, o município passou a contar com duas unidades de urgência odontológica, já que o Cais Aterrado também oferece esse tipo de atendimento”, lembrou.

O secretário também informou que Volta Redonda abriu processo de licitação para obras de manutenção na UPA Santo Agostinho. “Após dez anos da inauguração, alguns ajustes são necessários na unidade. A reforma nos banheiros dos pacientes, por exemplo, será uma das prioridades”, afirmou Alfredo Peixoto.

Com estrutura física que conta com três consultórios médicos e um odontológico; salas de sutura, eletrocardiograma, Raio X e medicação; farmácia; sala amarela com onze leitos e sala vermelha com dois leitos; a UPA Santo Agostinho faz atendimentos de urgência e emergência.

Os pacientes passam pelo acolhimento, recepção e classificação de risco, que define a prioridade no atendimento. “Após avaliação clínica, o paciente passa pelos exames emergenciais recomendados, realizados na própria unidade como Raio X, exame de sangue e eletrocardiograma”, disse o coordenador da UPA Santo Agostinho, Francisco Farias, acrescentando que a ideia da UPA prevê observação por até 24h, mas que os casos clínicos, não crônicos, podem ser acolhidos por mais tempo na unidade.

Jussara Rita de Almeida Nunes, moradora do Jardim Amália, por exemplo, acompanha o marido Richard desde o último domingo na sala amarela da UPA. “Ele tem febre alta e dor de cabeça e os médicos estão investigando a causa”, disse, elogiando o atendimento oferecido pela equipe da unidade.

Maria Aparecida Batista Custódio cuidava da pressão alta na sala vermelha e logo iria para casa. A moradora do Santa Cruz II afirmou que sempre procura a UPA. “Os funcionários são muito atenciosos, desde a recepção até os médicos”. Já Maria Imaculada Moraes, do Santo Agostinho, também aprova o atendimento na unidade. “Apesar de ter sempre muito movimento, o atendimento é rápido”.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, informou que a unidade trabalha com quadro completo de funcionários, incluindo médicos clínicos, cirurgião dentista, enfermeiros, técnicos em enfermagem, farmacêuticos, além de recepcionistas e auxiliares de serviços gerais. “Todos os profissionais são importantes para que a UPA atenda adequadamente à população. Seguindo orientação do Ministério Público, privilegiamos os funcionários concursados para atuar na unidade”, disse.

Comentários