Vacinação contra gripe em Quatis é prorrogada até o dia 15/6
A meta do Ministério da Saúde para cada município brasileiro é imunizar 90 por cento do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe. Em Quatis, esse percentual ainda não foi alcançado, segundo a Secretaria Municipal de Saúde. Até a manhã desta quarta-feira, dia 29 de maio, um total de 2.338 das 3.492 pessoas que formam os segmentos prioritários na cidade tinha recebido a dose do medicamente. Esse número corresponde a 66,95 por cento de pessoas vacinadas no município, motivo pelo qual a prefeitura está reforçando o chamado à população para que compareça às unidades de saúde.
O prazo da campanha de vacinação, que terminaria nesta sexta-feira, 31, foi prorrogado até o próximo dia 15 de junho nos municípios do estado do Rio de Janeiro. No Município de Quatis, as doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, de 8 às 17 horas, nas unidades médicas dos bairros Nossa Senhora do Rosário, Mirandópolis, Jardim Independência, Jardim Pollastri e na Casa da Criança. Devem ser imunizados os seguintes segmentos da população: crianças com até cinco anos de idade, profissionais da área de saúde, gestantes, puérperas (mulheres que tiveram filhos ao longo dos 45 dias anteriores ao recebimento da vacina), idosos e professores.
- A vacina existe em quantidade suficiente nos postos de saúde da nossa cidade. É necessário que quem ainda não foi imunizado procure imediatamente a unidade médica mais próxima para receber a dose. Embora o índice alcançado até agora em Quatis seja superior a média registrado em todo o estado do Rio de Janeiro, ainda faltam mais de 20 por cento do público alvo em nossa cidade para serem imunizados – disse a secretária municipal de Saúde, Ana Lúcia Galvão, acrescentando que o percentual de pessoas vacinadas em todo o território fluminense até o começo desta semana era de 54,5 por cento.
Os registros da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, na cidade de Quatis, o segmento das mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias foi o que registrou o maior percentual de comparecimento aos postos: 117,8 por cento. Em seguida, vieram os seguintes segmentos: gestantes (82,69 por cento); idosos (73,8 por cento); professores (63,71 por cento); e profissionais da saúde (63,51 por cento).
A Secretaria de Saúde reafirma que, com relação aos professores, estão sendo imunizados os profissionais em sala de aula. Neste caso, as doses da vacina para os professores são aplicadas na Casa da Criança, cujo endereço é Praça Getúlio Vargas 7 – Centro, próximo à Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário.
A vacina é o meio mais eficaz de prevenção contra a gripe, cuja consequência mais grave pode ser o óbito, se a pessoa não procurar o posto de saúde em busca de ser imunizada. Só nos primeiros meses deste ano, o estado do Rio de Janeiro teve 77 casos da doença, dos quais 18 dos pacientes morreram. Já no decorrer do ano passado inteiro, 233 pessoas contraíram gripe em todo o território fluminense e 30 delas chegaram ao óbito.
Comentários