21 setembro, 2018
Comentários

Vacinação contra paralisia infantil e sarampo acontece neste sábado em Quatis

              Apesar de Quatis ter ultrapassado a meta de 95 por cento estabelecida pelo Ministério da Saúde para a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil, a prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde, participará de mais um Dia D de imunização, que acontece neste sábado, 22. Em Quatis, nesta data, as doses da vacina pelo fim das duas doenças serão aplicadas de 8 horas ao meio-dia, na Casa da Criança, que se localiza na Praça Getúlio Vargas 7, no Centro da cidade. Até a quinta-feira da semana passada, 17 de setembro, o Município tinha atingido 95, 59 por cento do público-alvo.

              Devem ser imunizadas neste sábado, 22, todas as crianças na faixa etária de um ano a cinco anos incompletos que não receberam a vacina nos últimos 30 dias. A coordenadora do Programa de Imunização da Prefeitura de Quatis, Aline Campbell, explica que “a Secretaria Municipal de Saúde vai continuar trabalhando com o objetivo de vacinar todas as crianças de um ano a cinco anos incompletos, ou seja, cem por cento do público-alvo”.

              - Os profissionais da rede pública de saúde estão conscientes de que fizeram e continuam fazendo a sua parte desde o começo da campanha nacional para aplicar as doses das vacinas contra o sarampo e a paralisia infantil. Tanto atuamos para alcançar a meta nacional que passamos do percentual de 95 por cento, fixado pelas autoridades de saúde do país. No entanto, o nosso trabalho deve ser sempre no sentido de vacinar todas as crianças da faixa etária indicadas para a campanha nacional – disse Aline, lembrando que, no decorrer desta campanha, as vacinas foram aplicadas em sete unidades médicos do Município, incluindo postos de saúde da zona urbana e da zona rural.

              Ao contrário da cidade de Quatis, cujo percentual de cobertura da vacinação contra o sarampo e a paralisia infantil iniciada pelo Ministério da Saúde em agosto foi maior do que a meta determinada para todos os municípios brasileiros, 38 cidades do estado do Rio de Janeiro ainda não alcançaram o índice de 95 por cento. Por esse motivo, estes municípios vão ter que abrir necessariamente as portas dos seus respectivos postos de saúde neste sábado, 22. Na média de todas as cidades que formam o território fluminense, o estado atingiu até agora apenas os percentuais de 84,7 por cento (paralisia infantil) e 86,9 por cento (sarampo).

              As cidades do Rio de Janeiro que precisam ainda chegar à meta de 95 por cento são as seguintes: Cambuci, Cabo Frio, Barra do Piraí, Santo Antônio de Pádua, Nilópolis, Tanguá, Varre-Sai, Laje do Muriaé, Angra dos Reis, Belford Roxo, Seropédica, São Gonçalo, São Fidélis, Trajano de Moraes, Carapebus, Mangaratiba, Rio das Flores, São Sebastião do Alto, Mesquita, Japeri, São Francisco de Itabapoana, Nova Iguaçu, Cardoso Moreira, Silva Jardim, Guapimirim, Cantagalo, São João do Meriti, Rio Bonito, Carmo, Queimados, Aperibé, Rio de Janeiro, Nova Friburgo, Volta Redonda, Duque de Caxias, Niterói, Italva e Petrópolis.

Comentários