Vereador Walmir Vitor elabora projeto de lei estabelecendo quantitativo mínimo de alunos por sala em escolas da rede municipal de VR
Antes mesmo do término do primeiro bimestre letivo, alunos, responsáveis e professores da rede municipal de ensino se manifestaram contra a superlotação de salas de aula. Segundo estudantes de diversas escolas, as salas estão tão cheias que é quase impossível estudar com tranquilidade. Pensando nisso, o vereador Walmir Vitor protocolou na Câmara de Volta Redonda um Projeto de Lei que trata justamente do quantitativo máximo de indivíduos em sala de aula.
- Precisamos estabelecer padrões mínimos de alunos dentro das salas, pois o ambiente escolar também está diretamente ligado à qualidade do ensino. Salas superlotadas atrapalham tanto o professor, que não consegue dar conta de atender todos os alunos, quanto os próprios estudantes – opinou Walmir.
Para garantir um padrão que atendesse às expectativas não só dos alunos, mas também as dos professores, o vereador se baseou em documentos expedidos pelo Ministério da Educação, em estudos do Sepe-VR (Sindicato dos Profissionais da Educação de Volta Redonda) e do Simpro (Sindicato dos Professores da Rede Privada).
- Após dialogar com as partes interessadas no assunto, chegamos a uma conclusão que achamos ideal e que não prejudique o processo de ensino-aprendizagem – explicou Walmir Vitor.
O PL do vereador indica que o número máximo de alunos por turma na Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio obedecerá obrigatoriamente a tabela abaixo:
I- Creche: 15 alunos
II- Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano: 25 alunos
III- Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano: 30alunos
IV- Ensino Médio: 35 alunos
De acordo com a secretaria de comunicação do Sepe, a proposta é interessante e, se aprovada pelos demais vereadores e sancionada, em seguida, pelo prefeito Antônio Francisco Neto, deve contribuir significante para a melhoria da Educação do município.
- Os profissionais da Educação de Volta Redonda enfrentam graves problemas em suas respectivas escolas. São lutas históricas que o governo resiste em atender. Quando um vereador se mostra interessado nas questões educacionais nos ajuda a pressionar o Poder Público. Somente com a união de todos para podermos melhorar o ensino deste país – esclareceu o Sepe através de nota.
Walmir apoia movimento grevista dos professores
Walmir Vitor, que já declarou apoio aos médicos que decidiram cruzar os braços como forma de protesto contra os reajustes salariais imposto pela prefeitura, também confirmou que é a favor da greve declarada pelos professores do estado na última quarta, 2. Segundo o vereador, a Educação e a Saúde são os pilares de uma sociedade.
- Sem essas duas instâncias funcionando bem, nossa população padece, não evolui e literalmente morre. Infelizmente a única saída para esses profissionais é a greve. Se não for assim, o Poder Público não lhes dá a devida atenção – declarou Walmir.
Walmir também disse que está do lado dos profissionais da Educação municipal que, seguindo a esteira dos estaduais, pretendem paralisar suas atividades.
- Esperamos que o prefeito abra diálogo franco e de boa vontade com esses trabalhadores. Tanto a Educação quanto a Saúde não podem parar, mas estou do lado desses homens e mulheres de bem, que tanto sofrem com perdas salariais e retiradas de direitos – concluiu.
Comentários