02 fevereiro, 2017
Comentários

Vereadora pede explicações sobre falta de água em Volta Redonda

 Parlamentar conversou com Leonardo Vidal, diretor executivo do Saae-VR na tarde de quinta-feira, dia 2

A vereadora Rosana Bergone (PRTB) se reuniu na tarde desta quinta-feira, dia 02, com o diretor-executivo do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Volta Redonda (Saae-VR), Leonardo Vidal, para pedir explicações sobre a falta de água ocorrida em toda a cidade nos últimos dias e que causou grandes transtornos à população. Segundo o diretor, as situações foram atípicas, pois ocorreram vários rompimentos das redes de distribuição de água subsequentes. “Tivemos, na semana passada vazamentos em várias tubulações já na segunda-feira. Já na quinta-feira, houve uma chuva muito forte que aumentou a turbidez do Rio Paraíba e paramos a captação e fornecimento de água da Estação de Tratamento de Água. E para completar, tivemos na sexta-feira, um furo na tubulação da ETA. Tudo isso prejudicou a distribuição”, explicou o diretor.
E segundo ele, mesmo com a substituição das tubulações, a normalização do abastecimento ocorreu de maneira gradativa. “As partes mais altas ainda sofrem com a falta de água, mas estamos pontualmente resolvendo estes casos, já que o abastecimento está normalizado desde sábado”, disse ele, que durante os dias, contratou alguns carros pipas, mas não foram suficientes para resolver o problema da falta d´água. “Priorizamos hospitais, UPA e a Casa de Custódia”, explicou.
Rosana explicou que agendou a reunião com o diretor, pois durante os dias da falta d´água, ela foi cobrada por toda a comunidade. “Todos foram ao meu gabinete e a minha casa. Além disso, meu telefone não parou. E eu não tinha explicação. O que eu sabia era o que estava saindo na imprensa”, frisou a vereadora. “A minha resposta era de que o problema era geral e até mesmo em minha casa eu não tinha água”, disse Rosana.
        Já o diretor passou para a vereadora que para resolver o problema da falta de água, que ocorre, principalmente no verão, o Saae precisará fazer um investimento de R$ 56 milhões na ampliação da rede de distribuição de água da cidade. “Precisamos deste investimento, que vamos buscar ao longo do ano”, disse Vidal, justificando que hoje o Saae precisa aumentar o seu quadro de funcionários. “No quadro de funcionários do Saae, nós temos hoje 300 trabalhadores e temos vagas para 520 servidores. E este ano, vamos realizar um concurso público para ocupar pelo menos 100 vagas”, comentou o diretor.
        A vereadora aproveitou o encontro para informar que muitos moradores da região da Vila Brasília reivindicam a instalação de hidrômetros em suas casas. “As pessoas querem regularizar a situação e não tem condições, por isso peço apoio do Saae para nos ajudar a encontrar uma solução”, disse a vereadora. O diretor respondeu que se as casas tiverem regularizadas, basta que o morador faça a solicitação ao Saae, e caso seja em área de posse, é importante obter uma declaração do Fundo Comunitário (Furban) para comprovar o local do endereço.

Comentários