25 fevereiro, 2016
Comentários

Violista do Projeto Música nas Escolas é aprovada no Instituto Baccarelli

Em menos de uma semana, a vida da violista Palloma Dias mudou radicalmente, se mudando de Barra Mansa para São Paulo
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa segue exportando seus talentos para além dos limites de sua cidade natal. A violista da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Palloma Dias Barbosa Fonseca Izídio, foi aprovada recentemente para integrar o Instituto Bacarelli, em São Paulo.
O instituto é responsável pela Orquestra Sinfônica de Heliópolis, que realiza sua temporada oficial na Sala São Paulo, sob regência do maestro Isaac Karabtchevsky, diretor artístico do instituto. Além de Palloma, apenas mais uma violista foi aprovada no processo seletivo do primeiro semestre do Instituto Baccarelli.
A prova de seleção ocorreu na sexta-feira, 12 de fevereiro. No sábado saiu o resultado e na terça-feira seguinte, Palloma já estava de mudanças para São Paulo. Em menos de uma semana, a vida da musicista mudou completamente. Na quarta-feira, 17 de fevereiro, Palloma ensaiava no Instituto Bacarelli. Esta mudança repentina era o que mais assustava a jovem musicista, de apenas 17 anos.
-O resultado da seleção foi um passo importante para minha carreira, mas aconteceu tudo muito rápido e fiquei surpresa, ansiosa. Eu achava que o Instituto fosse convocar os aprovados apenas em março – declarou Palloma.
Palloma participa do Projeto Música nas Escolas desde os dez anos. Sua trajetória na música iniciou aos oito anos, em aulas de violino, mas o ingresso no projeto, através das aulas de pífaro, tornaram o fascínio da violista pela música ainda maior. Do violino, Palloma passou a tocar viola e logo se apaixonou pelo instrumento. Aos onze anos, a violista se inscreveu no teste para ingressar a OSBM, quando foi reprovada.
O projeto, apostando na vocação de Palloma, lhe ofereceu aulas com o professor que atendia os músicos da OSBM e na prova seguinte, Palloma foi admitida na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Em seu primeiro ano como violista da OSBM, ainda com 13 anos, Palloma se apresentou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, palco que é o sonho de todos os músicos. Desde então, o caminho da violista vem sendo de sucesso. Antes de ser aprovada no Instituto Baccarelli, Palloma participava da Escola de Música da UFRJ, além de ser violista da OSBM.
Um dos mais importantes modelos de educação musical no país, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Comentários