Image
14 maio, 2024
Comentários

Volta Redonda e Barra Mansa recebem o festival de dança O Corpo Negro

Barra Mansa e Volta Redonda vão receber, a partir desta quarta-feira (15/5), o festival de dança O Corpo Negro. O evento, realizado pelo Sesc RJ, um dos maiores do gênero no país, e chega à sua quarta edição com espetáculos criados e executados por artistas negros e negras, selecionados por um edital afirmativo. Além das performances de dança, a unidade vai exibir filmes da mostra do festival. As atrações são gratuitas e acontecem também em outras 7 cidades do estado.



No pátio da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, em Volta Redonda, a programação inicia nesta quarta-feira (15/5), às 17h30, com uma apresentação de alunos de dança de salão do Sesc Barra Mansa. Em seguida, será a vez da performance "Memória e identidade", com Henna Melo. Já às 18h, recebe o espetáculo “Debandada”, do grupo DeBonde, uma intervenção que atravessa e é atravessada pela rua. Seis dançarinos com suas potencialidades e diferenças passam, arrastam, sustentam, rabiscam e ocupam os espaços urbanos, convidando o público a dançar. O evento é realizado na biblioteca com apoio da Prefeitura Municipal.



No Sesc Barra Mansa, as atrações iniciam, na próxima quinta-feira (16/5), às 19h, com o espetáculo de dança “Originais do Charme na área”. A apresentação é uma viagem pela trilha sonora e pelos passinhos clássicos dos bailes de charme dos anos 80 e 90. Os dançarinos, todos entre 40 e 60 anos, trazem ao palco os sentimentos aflorados no embalo do suingue: sedução, romance, ciúme, raiva e amizade. Tudo em meio às coreografias da época de ouro do charme. Algumas surpresas estão reservadas ao público, que deve se preparar para muita emoção.



No dia seguinte (17/5), às 19h, é a vez de mais um espetáculo de dança, “Isaura”, que traz à cena a trajetória de uma grande bailarina e artista da dança negra carioca, dona Isaura de Assis. Oriunda da geração de Mercedes Baptista, ela traçou uma história ímpar que será recontada e bailada por Aline Valentim. Um espetáculo que leva ao público a arte da dança negra com pesquisa, beleza, afetos e encontro de gerações.



A mostra audiovisual do festival vai exibir, no sábado (18/5), os curtas "Um transe de dez milésimos de segundos" e "Corpos invisíveis", às 15h. Veja a sinopse em www.ocorponegro.com.br.


A programação na unidade encerra, no domingo (19/5), com o espetáculo infantojuvenil "Brincantes". Com dança, música ao vivo e contação de história que permeia o folclore e a temática negra, a performance apresenta um misto das manifestações culturais do Brasil, através de seus ritmos, suas histórias e lendas. Essa grande festa é um feliz encontro para todas as idades, que estimula nossa cultura popular e nos faz voltar o olhar para nós mesmos.



“Nesta quarta edição, o projeto apresenta vogue, funk, afro, hip hop, samba, charme e outros gêneros. O Sesc RJ reafirma o seu compromisso com a pluralidade e com o protagonismo negro na dança, em todas as suas dimensões, diversidade e repertórios. Procuramos garantir políticas culturais com continuidade e consistência, visando possibilitar o crescimento de uma sociedade consciente e atuante, que busque relações étnico-raciais em bases justas e equânimes”, afirma André Gracindo, analista técnico de Artes Cênicas do Sesc RJ.



SERVIÇO

Festival O Corpo Negro em Barra Mansa

Data: 15/5 a 19/5

Sesc Barra Mansa (Av. Tenente José Eduardo, 560 - Vila Nova)

Biblioteca Municipal Raul de Leoni (R. Gen. Oswaldo Pinto da Veiga - Vila Santa Cecília, Volta Redonda)

Entrada gratuita

Programação completa em www.ocorponegro.com.br

Comentários