
VR: em pouco mais de um mês de obras, novo Clube Hípico se aproxima da conclusão das fundações
Iniciadas há pouco mais de um mês, as obras do novo Clube Hípico de Volta Redonda, na Ilha São João, estão com as fundações praticamente concluídas. Segundo a empresa responsável pelo empreendimento, 90% das estacas da pista de hipismo já foram finalizadas, e as sapatas onde serão construídas as novas baias para os cavalos já estão prontas, assim como toda a parte de ferragem. Essas etapas foram realizadas após a demolição de parte das acomodações destinadas aos equinos, iniciada em janeiro, que incluiu a retirada da antiga cerca da pista de hipismo.
A próxima meta das obras será a concretagem do piso das novas baias e a construção das novas acomodações para os cavalos. Somente após essa etapa será possível demolir a estrutura antiga ainda de pé, para que se inicie a execução da nova pista, que ocupará, em parte, o local das atuais baias. Com a concretagem finalizada, a empresa deve dar início, em cerca de duas semanas, à instalação dos pilares metálicos dos espaços destinados a cada animal. Essa fase deve durar até dois meses.
“Em pouco mais de um mês, as obras já tiveram avanços significativos. Nossa equipe de hipismo é um dos orgulhos de Volta Redonda, com tantos jovens talentosos. Por isso, nada mais justo que melhorar a estrutura para que possam brilhar ainda mais. O vereador Neném e o deputado estadual Munir Neto são dois grandes apoiadores da obra, e somos parceiros nessa empreitada”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.
O novo Clube Hípico
Quando concluído, o Clube Hípico contará com uma pista coberta de 4 mil m², projetada para atender a padrões que permitirão a realização de competições nacionais e internacionais. A estrutura, distribuída em dois pavimentos, seguirá todas as normas de acessibilidade. Além disso, o local terá um camarote com serviço de bar e alimentação, banheiros, sala de mídia e um espaço reservado para o juiz.
O complexo também incluirá 80 baias para cavalos, com cerca de 3 mil metros quadrados, sala de ferragens, consultório veterinário, sala de selas, copa, escola, banheiros e uma área administrativa.
Com um investimento de aproximadamente R$ 14,5 milhões, a expectativa é que as obras sejam finalizadas em cerca de 10 meses, proporcionando um ambiente mais amplo e adequado para a prática do esporte.
Celeiro de novos talentos
A grande beneficiada com a iniciativa será a Escola Municipal de Hipismo de Volta Redonda (EMHVR), gerida pela prefeitura por meio da Fundação Beatriz Gama (FBG). Fundada em 2003 pelo prefeito Antonio Francisco Neto, ela já recebeu reconhecimento da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) como a primeira escola pública de hipismo em atividade no Brasil. A instituição é conhecida por ser um celeiro de talentos e pelos excelentes resultados obtidos em competições nacionais. Mais de 1.500 crianças já passaram pela EMHVR, que detém o título de tetracampeã brasileira na categoria do Concurso de Escolas de Equitação (CEE) e eneacampeã estadual no ranking por escolas.
“Alcançamos grandes resultados em 2024 com a estrutura atual, e nossa expectativa é que, com o Clube Hípico ampliado e modernizado, nossos alunos cheguem ainda mais longe. Eles serão os grandes beneficiados. E esse será um espaço que poderá receber eventos de hipismo. Será uma grande conquista para Volta Redonda, e muito agradecemos ao prefeito Neto por acreditar em nossa Escola de Hipismo”, afirmou o presidente da FBG, Vitor Hugo de Oliveira.
Comentários