Image
10 abril, 2018
Comentários

Volta Redonda ganha serviço descentralizado de fisioterapia

Unidade fica no bairro Água Limpa e começa os atendimentos nesta quarta-feira, dia 11



O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, entrega à população nesta quarta-feira, dia 11, às 9h, a Unidade Descentralizada de Fisioterapia, no bairro Água Limpa. O espaço fica na Rua Felipe dos Santos, nº 340, e vai atender aos moradores do bairro, além de beneficiar a população do Jardim Amália I e II, Jardim Normândia, Vila Rica/Três Poços, Caieiras, Cailândia e Brasilândia.



A unidade começa a funcionar com dois fisioterapeutas e equipe administrativa que vão atender cerca de 80 pacientes. Cada um faz duas sessões por semana. O atendimento será das 7h às 17h, de segunda a sexta-feira.



O coordenador do Serviço Municipal de Fisioterapia, Vladimir Lopes de Souza, explica que a avaliação dos pacientes continua centralizada no Centro de Reabilitação Física de Volta Redonda (Cemurf). Os pacientes são encaminhados por médicos especialistas que atuam na Policlínica da Cidadania – ortopedistas, neurologistas, urologistas ou cardiologistas -, ou pelo Hospital São João Batista, para recuperação pós-operatória. “Somente após avaliação da nossa equipe de fisioterapeutas inicia o paciente começa o tratamento”, disse Vladimir.



De acordo com o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o espaço da nova unidade de fisioterapia, que fica em frente à Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Água Limpa, já pertencia à secretaria e não estava sendo utilizado. “Adaptamos o local para o serviço descentralizado de fisioterapia e vamos facilitar o acesso dos moradores do Água Limpa e bairros vizinhos ao tratamento”, disse o secretário, lembrando que o município ainda oferece serviço de fisioterapia em nove unidades de saúde da Atenção Básica.



O local é composto de recepção e três salas para fisioterapia. Uma para eletroestimulação, uma para termoterapia e outra para exercícios terapêuticos. Além de banheiros adaptados. “Todo o espaço leva em conta a acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida”, afirmou Alfredo Peixoto.  



O prefeito Samuca Silva, garante que esse é o primeiro serviço descentralizado da cidade de vários que ainda vão acontecer. “Temos que levar o serviço público para perto da população. A descentralização não será apenas na área de saúde, mas também de outras secretarias como Smel (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) e Smac (Secretaria Municipal de Ação Comunitária)”, disse o prefeito.


Comentários