18 fevereiro, 2019
Comentários

Volta Redonda intensifica vacinação contra febre amarela

Todas as unidades da Atenção Básica vão disponibilizar a vacina, das 8 às 17h, na próxima semana, de segunda à sexta-feira (dias 18 a 22)


Volta Redonda vai intensificar a vacinação contra febre amarela nesta semana. Todas as unidades da Atenção Básica disponibilizam a vacina, das 8 às 17h, de segunda à sexta-feira (dias 18 a 22). É importante que o cidadão procure a unidade de saúde de sua referência e leve o cartão de vacina.



A coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, Milene Paula de Souza, alerta que a vacina contra a febre amarela é de dose única, só precisa ser aplicada uma vez. “Devem procurar as unidades de saúde quem ainda não foi imunizado”, disse.



O secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, explicou que o objetivo da intensificação da vacinação contra a febre amarela é captar as pessoas que ainda não foram vacinadas. “Quanto mais a população é imunizada, menor a circulação do vírus no município”, falou.



De acordo com o prefeito Samuca Silva, a intensificação da vacinação contra a febre amarela é uma ação de prevenção à saúde. “Trabalhar a prevenção é uma orientação da gestão municipal”, lembrou, alertando que durante todo ano as unidades de saúde do município disponibilizam a vacina aos usuários.



ALERTA – A vacina é contra indicada para gestantes, mulheres que estejam amamentando, crianças menores de nove meses, pessoas com 60 anos ou mais sem indicação médica, pessoas com histórico de reações anafiláticas a ovo de galinha e seus derivados, pessoas com imunodeficiência congênita, secundária ou por tratamento, pessoas com história de doenças do timo e doença febril aguda não devem tomar a vacina.



A vacina contra a febre amarela também pode causar eventos adversos como reações locais – dor no local da aplicação, febre, mialgia, cefaléia – e sistêmicas, variando de moderada a grave – encefalite, meningite, doenças autoimunes com envolvimento do sistema nervoso central e periférico.

Comentários