28 março, 2018
Comentários

Volta Redonda oferece pilates no serviço de fisioterapia

Implantada no final de janeiro deste ano, a modalidade atende 80 pacientes no Cemurf

Há dois meses, os pacientes do Centro Municipal de Reabilitação Física Tuffi Rafful (Cemurf) em Volta Redonda passaram a contar com o serviço de pilates. O tratamento especializado é oferecido apenas em dois municípios do Estado do Rio de Janeiro pela Rede Pública de Saúde. O Cemurf, que funciona no Estádio Raulino de Oliveira, tem sessões de pilates de segunda a sexta-feira, pela manhã e à tarde. Hoje, o pilates atende 80 pacientes.



De acordo com o coordenador do Centro de Reabilitação Física de Volta Redonda, Vladimir Lopes de Souza, o serviço de pilates atende à demanda interna do Cemurf. “O paciente chega com indicação de fisioterapia e após avaliação dos nossos fisioterapeutas pode, ou não, ser indicado ao pilates”, explicou.



O Cemurf abre mensalmente cerca de mil vagas para avaliação. Os pacientes são encaminhados por médicos especialistas que atuam na Policlínica da Cidadania – ortopedistas, neurologistas, urologistas ou cardiologistas -, ou pelo Hospital São João Batista, para recuperação pós-operatória.  



A fisioterapeuta Juciara Castro, uma das duas especialistas em pilates que atuam no Cemurj, esclarece que no serviço oferecido pelo município os principais objetivos são: “Promover o fortalecimento dos músculos, o alongamento e a flexibilidade do corpo para aliviar a pressão na coluna ao realizar tarefas do dia a dia”.



Maria das Graças Santos, moradora do Padre Josimo, e Lair Júnior, da Ponte Alta, começaram o tratamento no início do mês de março. Maria das Graças apresenta um problema crônico na coluna e joelho e diz que sempre fez tratamento fisioterápico. “Com um mês no pilates pude sentir melhora, estou com esperança dos novos exercícios aliviarem mais a dor”, disse.



Já Lair Júnior fraturou a coluna com um acidente com o carro. “O acidente tem um ano e não procurei a fisioterapia após o tratamento médico. Recebi a indicação do pilates e tenho sentido maior mobilidade e facilidade ao desempenhar atividades cotidianas”, falou.



Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, a implantação do serviço de pilates é reflexo do esforço da nova gestão municipal para oferecer atendimento de excelência na Rede Pública de Saúde. “O pilates é um tratamento especializado, até então, encontrado apenas na rede privada. Agora, os nossos pacientes podem contar com as sessões, de graça, no Cemurf”, disse.



O secretário lembrou ainda que desde outubro do ano passado a população conta com outro serviço especializado no Centro de Reabilitação Física do município: o RPG (Reeducação Postural Global). “O serviço de fisioterapia, assim como outros serviços de saúde, tem atenção especial do prefeito Samuca e outras melhorias estão previstas ainda para este ano”, falou.



O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, lembra que a sede do Cemurf passa por reforma de readequação do espaço. A recepção está sendo ampliada e os banheiros adaptados para deficientes serão reformados, além da readequação do ginásio terapêutico e dos consultórios para avaliação. “A obra vai garantir mais conforto para os pacientes e os profissionais que atuam no Cemurf. Estamos investindo nas pessoas”, garante.



Por conta da reforma, os atendimentos do Cemurf estão sendo feitos no Acesso Azul do Estádio Raulino de Oliveira, Rua 552, Jardim Paraíba. O centro funciona de segunda à sexta-feira, de 7h ao meio-dia e das 13h às 18h.


Comentários