Image
03 março, 2016
Comentários

Volta Redonda promove 3ª Edição do Fórum de Gestores de Juventude

Intercâmbio, troca de experiências e políticas públicas para os jovens foram temas do encontro, nesta quarta-feira (dia 2)
       
        A Coordenadoria Municipal da Juventude de Volta Redonda promoveu na manhã desta quarta-feira (dia 2), a 3ª Etapa do Fórum de Gestores da Juventude do Estado do Rio de Janeiro, no Auditório da Prefeitura Municipal de Volta Redonda, focando o desenvolvimento de políticas públicas para o jovem junto aos governos estadual e federal. O tema do encontro foi o intercâmbio, com a troca de experiências, o fortalecimento dos gestores para uma visão ampla em relação aos jovens, buscando vencer dificuldades no caminho dos jovens para conquistar o mercado de trabalho, além de Educação, Cultura e Lazer, com cada gestor falando da experiência de seu município em relação ao jovem.
        Além de Volta Redonda, os coordenadores e superintendentes das coordenadorias de Juventude dos municípios de Resende (Roberto da Silva); Pinheiral (Filipe de Souza); Barra Mansa (Jefferson Máximo); Belford Roxo (Diego Braga); Nilópolis (Leandro Hungria); Petrópolis (Taís Pereira); Duque de Caxias (Daniele Santana); e Nova Iguaçu (Danielle Lage) participaram do evento, e visitaram pontos de trabalho com os jovens no município. Os participantes também foram recepcionados no Gabinete pelo prefeito Antônio Francisco Neto, o coordenador da Juventude de Volta Redonda, Xavier O’Rai, e a diretora da Coordenadoria Municipal, Beatriz A. Henriques, a Bibi.
Todos os visitantes ressaltaram a importância da realização do evento na cidade.       Taís Bernardino Pereira, de Petrópolis, disse que o encontro é muito importante para a juventude buscar a organização e possa interagir junto aos governantes, sendo ouvida na elaboração de políticas públicas que são fundamentais para a sua vida: “O jovem tem dificuldades para enfrentar, mas também muitos sonhos. Todos precisam saber quais são os sonhos dos jovens, o que eles almejam da vida”, comentou. Leandro Hungria, de Nilópolis, destacou que são cerca de 300 mil jovens na Baixada Fluminense, de 14 a 29 anos, que precisam de políticas públicas que possam mudar para melhor as suas vidas. Em Resende, cerca de 36 mil jovens são o público alvo de políticas públicas desenvolvidas pelo poder público.  
        Eles destacaram que a juventude precisa de novas políticas que abranjam vários setores da vida dos jovens, principalmente os que moram nas periferias das cidades, e que tem dificuldades de acesso a informações essenciais no dia a dia, como vagas em escolas públicas, empregos e qualificação profissional. “Muitos jovens assumem uma vida familiar mais cedo com filhos para criar, então eles precisam de uma política direcionada a eles, para que consigam vencer as barreiras que são impostas”, enfatizou Taís Pereira.
Os gestores cumpriram uma agenda de visitas, conhecendo o Quiosque da Juventude, na Vila Santa Cecília; a Escola Municipal Dayse Mansur (Jardim Paraíba); o Capd (Centro Dia de Atendimento a Pessoa com Deficiência – no Jardim Paraíba); o Estádio da Cidadania, onde almoçaram, finalizando com uma reunião na sede da Coordenadoria da Juventude de Volta Redonda. A cada dois meses o Fórum – realizado pelos municípios em parceria com a Superintendência Estadual da Juventude - acontece numa cidade do Estado: em maio será a vez de Campos, no Norte Fluminense, receber os gestores.
ATUAÇÃO – O coordenador municipal da Juventude de Volta Redonda, Xavier O’Rai, citou que a administração do prefeito Neto tem priorizado a inserção dos jovens no mercado de trabalho, com a abertura de cursos profissionalizantes, e na prática esportiva. Há cerca de 10 meses à frente da coordenadoria, Xavier faz um balanço das realizações da coordenadoria.
“Promovemos em agosto a 1ª Conferência Municipal da Juventude com cerca de 260 jovens discutindo o presente e o futuro. Estamos resgatando o Quiosque da Juventude, na Vila, que terá o nome do professor Hamilton Tavares, que foi diretor da Escola Rio de Janeiro, professor da Fevre e era uma pessoa muito querida”.
A Tenda da Juventude, que a Coordenadoria já levou aos bairros Açude, Nova Primavera e Siderlândia, é outra ação voltada para os jovens. “O próximo bairro a receber a tenda será o São Cristovão. Nós já atendemos cerca de 150 jovens na Tenda da Juventude, com a impressão de cinco currículos para cada, além da entrega de um Kit Emprego, com informações sobre como se comportar numa entrevista de emprego, os cursos profissionalizantes que são oferecidos pela administração municipal, os concursos abertos que os jovens podem se inscrever. São informações importantes para ajudar os jovens a vencer”, frisou o coordenador.
ESTÁGIOS - Outra ação que já está agendada pela Coordenadoria da Juventude para o dia 26 de março, das 9h às 17h, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília, é a IIª Feira de Estágios e Oportunidades.
“Já temos confirmados a participação com estandes da UniFOA, Fundação CSN, e Sesi, onde teremos ofertas de vagas de estágios. Também serão distribuídos os Kits do Primeiro Emprego. Teremos também no evento o Palco de Novos Talentos, onde cada jovem, grupo ou banda, terá 30 minutos para subir ao palco e mostrar o seu talento. Cantores de Hip Hop, sertanejo, Rock, e outros candidatos a artistas vão poder mostrar seu trabalho. É uma forma de incentivar os jovens a vencer o medo, interagir e mostrar o que sabem”, enfatizou. A Iª Feira de Estágios e Oportunidades foi realizada em dezembro de 2015.

Comentários