16 agosto, 2017
Comentários

Volta Redonda vai economizar R$ 500 mil em troca de lâmpadas

A prefeitura de Volta Redonda está finalizando a primeira etapa da ação de eficiência energética, cujo objetivo foi trocar lâmpadas em 42 escolas da rede pública da cidade. O projeto é da Light, em parceria com a prefeitura e só nesta primeira etapa, deve gerar R$ 500 mil de economia para a cidade. Na próxima terça-feira, dia 22, essa primeira etapa do projeto, que teve início em fevereiro, será concluída.
Nesta terça-feira, dia 15, foi a vez da Creche Municipal Gotinhas de Amor, no bairro São Lucas, receber a iniciativa. A concessionária de energia elétrica montou um teatro para as crianças. A peça incentiva o consumo de energia eficiente A ação faz parte do projeto ‘Escola Eficiente, Eu Curto!’, da secretaria municipal de Educação, que recebeu recursos do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).
A segunda etapa do programa, que envolve outras 47 escolas, terá início ainda este ano. Só nesta primeira etapa estão sendo substituídas 16.628 lâmpadas fluorescentes (40W e 20W) por lâmpadas TuboLed (18W e 10W), distribuídas em 1.240 salas, sendo 460 salas de aula.
Segundo a arquiteta Cristina Maria Silva Teixeira e Cury, o projeto pretende formar novos agentes para promover o uso consciente de energia nas escolas e melhorar a qualidade da iluminação destas unidades. “Todas as lâmpadas estão sendo substituídas, sejam as queimadas ou não”, afirmou.
A educadora ambiental da empresa, Natália Nolasco Rios, acrescentou que, além da economia no consumo de energia elétrica nos colégios, foi possível despertar a importância do uso consciente tanto nas escolas quanto nas casas dos alunos. “Formamos também agentes multiplicadores, incentivando nossos jovens ao protagonismo juvenil e à sensibilização quanto à conservação do meio ambiente”, disse.
Já o prefeito Samuca Silva disse que a ação gera um reflexo positivo ao município. "É uma economia de energia de 150%. As lâmpadas antigas estão sendo gradativamente destruídas. Nosso objetivo é simples: promover o uso eficiente e racional da energia elétrica", enfatizou.
Em setembro, dois troféus serão entregues às escolas que se mostrarem mais eficientes em relação ao consumo de energia, após o fim dessa primeira etapa. A secretária municipal de Educação, Rita Andrade, destacou a importância da redução de gastos em eletricidade. "Orientar os nossos alunos sobre esse assunto também é uma forma de educá-los. Feliz por ver um projeto deste nível dando certo. É gratificante", elogiou. "Esse projeto veio para somar na educação dos nossos alunos, pois eles percebem as mudanças feitas. O mais legal é que as crianças levam essa ideia para a casa", acrescentou.
A cabeleireira Amanda Trocades, mãe do aluno João Miguel Trocades, de três anos, também elogiou a iniciativa. "É um ensinamento muito enriquecedor para a educação do meu filho, por isso fiz questão de vir até aqui, É gratificante", concluiu.

Comentários