
VR: Arraiá da Convivência 2025 será realizado em novo local
A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), promove na próxima segunda-feira, dia 11, mais uma edição do Arraiá da Convivência, tradicional festa voltada para os mais de 3,8 mil idosos que integram os 60 Grupos de Convivência da cidade.
Neste ano, o evento acontece em novo local: sob a estrutura da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, na parte tarde. A mudança visa proporcionar mais conforto e acessibilidade ao público participante, além de ampliar o espaço para as atividades culturais.
A programação do Arraiá inclui barraquinhas com comidas típicas juninas – todas gratuitas –, apresentação da Quadrilha da Convivência da Alegria, oficinas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), além de show de forró com Jane Leal.
Organizada com a participação ativa dos próprios idosos, a festa fortalece os vínculos comunitários, valoriza a cultura popular e reforça o espírito de pertencimento dos grupos. Os alimentos típicos são preparados pelos próprios integrantes, em um verdadeiro trabalho colaborativo.
Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, o evento representa mais do que uma celebração junina, é um símbolo da retomada das atividades dos Grupos de Convivência.
“O Arraiá da Convivência é uma oportunidade de encontro, celebração e valorização dos nossos idosos. Cada detalhe da festa é pensado com carinho, com participação ativa dos grupos. A escolha do novo local vai proporcionar uma experiência ainda mais acolhedora e segura para todos”, destacou a secretária.
O cenário contará com decoração temática para fotos, e o cardápio típico incluirá delícias como canjiquinha, milho, batata-doce, mandioca cozida, salsichão, canjica doce, bolos e docinhos variados.
A quadrilha, um dos pontos altos da festa, será apresentada por pares de idosos, integrantes do Serviço de Convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do bairro Jardim Ponte Alta.
Comentários