Image
02 julho, 2025
Comentários

VR celebra 71 anos com concertos gratuitos e participação em evento nacional

Como parte das comemorações pelos 71 anos de Volta Redonda, o projeto “Volta Redonda Cidade da Música” promove uma programação especial com concertos gratuitos que valorizam jovens talentos da rede pública de ensino. As apresentações acontecem de 12 a 18 de julho e incluem um importante compromisso nacional: um concerto na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, em homenagem aos 80 anos da Academia Brasileira de Música (ABM).

A agenda tem início no sábado, dia 12, às 19h, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no bairro Laranjal, com a apresentação da Orquestra de Cordas e do Coro Infantojuvenil de Volta Redonda. Na quarta-feira, dia 16, também às 19h, sobem ao palco a Banda de Concerto, a Banda Marcial e o Coro Infantojuvenil.

Já no dia 17, quinta-feira, a Orquestra de Cordas de Volta Redonda representará o município no tradicional palco da Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, integrando a Série Brasilianas 2025 da ABM. A regência será da maestrina Sarah Higino, que comentou a relevância do convite.

“Receber o convite para que nossa Orquestra de Cordas participe das comemorações dos 80 anos da Academia Brasileira de Música é uma honra para nós, para nossos músicos e para toda a cena musical da nossa cidade. A ABM, que há décadas reúne os grandes nomes da composição brasileira, representa uma história viva da música de concerto no país.”

Ela também ressaltou o caráter artístico e formativo da participação. “Fazer parte da Série Brasilianas 2025, ao lado de instituições como a Orquestra de Sopros e a Orquestra Sinfônica da UFRJ, a Orquestra Sinfônica Nacional e tantos músicos talentosos, é um reconhecimento que nos enche de orgulho e responsabilidade. Serão quatro concertos dedicados a obras de acadêmicos vivos, além de justas homenagens àqueles que já partiram. Para nossos jovens músicos, interpretar compositores como Ernest Mahle, Jorge Antunes, Raul do Valle, Ilsa Nogueira, Rodrigo Cicchielli e Ernani Aguiar é uma oportunidade única de diálogo com a tradição e a atualidade da música brasileira de concerto.”

Encerrando a programação, na sexta-feira, dia 18, às 18h, a sede do projeto, no bairro Vila Mury, recebe uma masterclasse e recital com o Quarteto de Trombones Gilberto Galliard, promovendo intercâmbio artístico e formação continuada para os jovens músicos.

Sobre o projeto ‘Volta Redonda Cidade da Música’

Mantido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e da Fundação Educacional de Volta Redonda (Fevre), o projeto “Volta Redonda Cidade da Música” beneficia mais de quatro mil jovens músicos da rede municipal.

Criado pelo maestro Nicolau Martins de Oliveira, o projeto conta com diversas formações musicais, entre elas: Orquestra de Cordas, Banda Mini, Banda de Metais, Banda de Concerto, Coro Infantojuvenil, Coro Misto, Orquestra de Violinos e Orquestra de Violoncelos. Mais do que ensinar música, a iniciativa promove transformação social e cultural por meio de uma formação artística de excelência.

Comentários