14 março, 2018
Comentários

VR: Cidade oferece cuidado e atenção para pacientes com Alzheimer

Atendimento também é destinado às famílias dos assistidos

Idosos com Alzheimer tem atendimento especial em Volta Redonda. A Prefeitura de Volta Redonda mantém na cidade um centro especializado para o tratamento da doença. O Centro-Dia de Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares atende a 51 idosos atualmente. Equipes preparadas, atenção e profissionalismo contribuem para o tratamento dos pacientes. O centro é coordenado pela SMAC (Secretaria Municipal de Ação Comunitária) e funciona no bairro Aterrado.

O coordenador do Centro-Dia, Victor dos Santos Freitas, explicou que as atividades são orientadas tanto para os idosos quanto para os familiares. “Para os familiares são previstos atendimentos que contribuam para o fortalecimento de vínculos familiares, ampliação da capacidade protetiva e de superação de fragilidades e riscos na tarefa do cuidar”, disse Victor.

No local, os idosos passam por atendimentos em oficinas como: psicologia, para estimulação da memória e dos vínculos afetivos;
educação física: com atividades físicas adaptadas, alongamentos, caminhadas orientadas e convivência entre os idosos; música: que visa a estimulação da memória musical e afetiva; fisioterapia: para estimulação quanto à mobilidade segura dos idosos e de serviço social: que promove a convivência social dos idosos.

Simone Reis de Moura é educadora física e realiza a oficina de educação física com os idosos. “Nós convivemos com eles sempre e notamos uma melhoria na qualidade de vida deles. A gente vê o resultado social, um ajudando o outro durante os exercícios. Para nós é gratificante, como profissionais, saber que o nosso trabalho está contribuindo com a saúde dos idosos”, comentou Simone.

A equipe é composta por psicólogo, assistente social, educador físico e fisioterapeuta, além de um orientador social, que faz trabalho com músicas. A unidade oferece ainda transporte para os idosos. Atualmente 16 pacientes usufruem do benefício. O transporte é gratuito e segue critérios de inclusão e necessidade das famílias.

A paciente Maria Sergio da Silva, de 72 anos, é um exemplo de que a atenção que ela recebe em casa, aliada ao tratamento no Centro-Dia proporcionam um resultado efetivo. “Eu acho ótimo o tratamento que eu recebo aqui. Meu filho José Alberto me traz aqui sempre. Eu gosto muito daqui e das meninas que fazem o tratamento com a gente”, disse Maria Sergio, que ainda falou endereço completo onde mora.  

A mãe da aposentada Silvia Helena Machiotti também faz tratamento no Centro-Dia. “Nós ficamos sabendo do Centro-Dia por meio de um amigo, então fizemos o processo pela Policlínica da Terceira Idade e começamos o tratamento. A gente percebeu uma melhora sim. Minha mãe é sempre muito bem atendida aqui”, disse Silvia Helena.      

Como iniciar o tratamento no Centro-Dia de

Atendimento à Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares



Os idosos são encaminhados pela Policlínica da Melhor Idade, após acompanhamento com geriatra e avaliação do estágio da doença de Alzheimer.

“O estágio intermediário é considerado o de maior estresse e sobrecarga para a família e o cuidador deste idoso. Após o encaminhamento, realizamos uma avaliação social de acordo com os critérios da Política de Assistência Social para a inserção na unidade”, detalhou Victor dos Santos, coordenador do Centro-Dia.

Entre os critérios estão: ter 60 anos ou mais; ser munícipe há mais de 2 anos;
estar em acompanhamento sistemático pela Policlínica da Melhor Idade e apresentar diagnóstico da doença em fase intermediária do desenvolvimento da patologia; apresentar elegibilidade diante dos critérios da proteção social especial de média complexidade, que compreende: presença de violação de direitos (por ocorrência de negligência, abandono familiar ou maus tratos); renda per capta de até 3 salários mínimos; possuir o menor número de familiares no cuidado diário com o idoso.


O Centro-Dia é orientado pela lógica de Proteção Social do Estado ao idoso e a família que passam por situação de vulnerabilidade. O tempo de permanência do idoso na unidade varia, de acordo com a evolução da própria doença ou a superação das necessidades de cuidado e proteção requeridas pela família.

“A população idosa tem crescido e nós, como governantes, devemos ajustar as nossas agendas e prioridades para este fato. É uma fase da vida que merece todo o nosso cuidado, carinho e atenção. Eu, particularmente, prezo muito pelos idosos e pelos projetos voltados para a terceira idade. A abertura do Hospital do Idoso foi pensando justamente nos idosos de Volta Redonda. Essa nova unidade de saúde é uma extensão de atendimento a melhor idade do Hospital Municipal Munir Rafful, no Retiro”, destacou o prefeito Samuca Silva.

Comentários